barra surf

 

akzonobel

Frederico Morais e Teresa Bonvalot vencem Sumol Porto Pro

teresa moche hpO vice-campeão nacional de surf Open, Frederico Morais, venceu o Sumol Porto Pro,
a segunda etapa da Liga MOCHE que terminou no passado dia 21 de Abril,, numa final muito disputada contra o bi-campeão nacional, Vasco Ribeiro, em boas ondas de 1m, na praia de Leça da Palmeira.


Com a ausência de ondulação na Praia Internacional, a organização da Liga MOCHE realizou as últimas 15 baterias da competição em Leça, onde se assistiu a muito e bom surf ao longo do dia.da final
Frederico e Vasco continuaram a dominar o Sumol Porto Pro com as melhores ondas e pontuações, acabando naturalmente por se encontrar na final, onde deram um verdadeiro tratado de surf competitivo, graças a trocas constantes de ondas bem surfadas, o que obrigou Frederico a conseguir o melhor score de todo o campeonato – 16.40 pontos em 20 possíveis – para bater novamente o seu amigo, numa re-edição da final da primeira etapa do ano passado.
“É óptimo ganhar e já não o fazia há algum tempo,” confessou Morais. “Ainda por cima contra o Vasco, que além de ser um dos meus melhores amigos, é também um adversário super difícil de bater”.
Vasco Ribeiro teve de contentar-se com o segundo lugar, “Estava muito cansado na final, mas foi um bom campeonato para mim. O ‘Kikas’ começou muito bem, com uma onda na casa dos 8 pontos, que fez toda a diferença. Mas foi um bom treino, pois as minhas prioridades passam mais pelas competições internacionais
Francisco Alves, o vencedor da primeira etapa, no Porto não conseguiu ir além do quinto lugar, ex-aequo com João Guedes, José Ferreira e Nicolau Von Rupp.
Francisco foi vítima de um Miguel Blanco bastante inspirado que, a par de Tomás Fernandes, constituiu a dupla de júniores de 17 anos a preencher os dois terceiros lugares do Sumol Porto Pro.
Mas a grande lufada de ar fresco no Sumol Porto Pro veio da prova feminina, que viu as mesmas finalistas da Caparica chegarem aqui à final. Só que desta vez o resultado foi outro, graças a uma muitíssimo inspirada Teresa Bonvalot, de apenas 13 anos, que não só se tornou a mais jovem vencedora de uma etapa nacional, como o fez apresentando muito bom surf e batendo uma concorrência muito forte.
Teresa deixou ninguém menos que a bi-campeã nacional, Maria Abecasis, no 2º lugar, a vice-campeã nacional, Keshia Eyre, no 3º posto e a vencedora da primeira etapa, Camilla
Kemp, na 4ª posição.
“Estou muito feliz, pois diverti-me bastante nesta final, o que não tinha acontecido na
Caparica,” comentou uma muito tímida campeã. “Todas as meninas surfaram bem, mas eu tive a sorte de apanhar uma onda boa logo de início, o que acabou por fazer a diferença,” disse ainda a jovem do Guincho, que passou a liderar também o ranking nacional, à frente de Maria Abecasis e de Camilla Kemp.
A próxima etapa da Liga MOCHE 2013 é na Ericeira, de 31 de Maio a 2 de Junho. Como todas as etapas da Liga MOCHE, também esta contará com um prize-money de 11.000€, um valor que ultrapassa o dobro do montante oferecido no ano passado, num total de
55.000€.

 

Lomac