barra-surf

 

akzonobel

Foi formado o Jigging Clube de Portugal

f1 pescas hpDepois de ter organizado o 1.º Concurso de Jigging Lisboa, um grupo de pescadores decidiu formar o Jigging Clube de Portugal que é o primeiro clube de jigging constituído em Portugal.

Foi graças ao excelente trabalho que foi realizado na divulgação e criação do 1.º Concurso de Jigging Lisboa, no qual todos os participantes ficaram extraordinariamente surpreendidos com a boa organização, que foi logo alvo das mais elevadas congratulações, que surgiu a ideia da formação do Jigging Clube de Portugal.
Devido a esta magnifica performance, e por haver através da rede social Facebook uma enorme adesão e curiosidade em relação à modalidade do Jigging ou zagaia, técnica de pesca por muitos pescadores desportivos ainda desconhecida, os organizadores do evento decidiram avançar para a ideia de se criar um Clube de Pesca ao Jigging.
Neste sentido e depois de serem ouvidas várias opiniões, decidiram avançar para a criação de um Clube, tendo para o efeito solicitado através dos membros do Grupo do Facebook, “Jigging Lisboa”, a designação para um nome do clube a ser criado, tendo por votação quase unânime ficado designado o nome de JIGGING CLUBE PORTUGAL.
Foram então dados passos no sentido se criarem os órgãos sociais, tendo sido para o efeito convidadas as pessoas e os membros que mais se envolveram nesta aventura de brincadeira através da rede social Facebook.
Foi decidido organizar um jantar, realizado no dia 8 de Novembro, no Restaurante
BISK 8, para que se começasse a desenvolver as ideias do clube e a definir projectos de futuro.
Neste jantar compareceram cerca de 12 pessoas, tendo Jorge Sousa e Pedro Ribeiro, apresentado as ideias bases, bem como um esboço dos Órgãos Sociais e a apresentação de Estatutos.
Todos os presentes neste jantar, alem de se mostrarem bastante radiantes com a ideia e uma enorme disponibilidade de cooperação, decidiram por maioria que as ideias e projecto tinham pernas para andar.
Neste contexto criou-se a Direcção, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal do Clube, tendo sido aprovados por unanimidade os Estatutos apresentados.
De referir que também foram discutidos e aprovados os valor da quotização a pagar
por cada sócio, tendo ficado definido o valor de 1€ por mês, perfazendo um total anual de 12€.
Depois desta primeira fase, e de tudo estar organizado, avançamos para a realização e efectivação dos registos do Clube junto das Entidades competentes, como sejam os Registo Notariais , criação do emblema do clube, incentivar adesão de novos associados.
Já tendo sido previamente efectuados contactos, com a Federação de Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar, (FPPDAM), afim de junto desta verificar a disponibilidade para acolher no seu seio um clube como o nosso. Desta primeira abordagem, de salientar a total abertura e disponibilidade da Federação e do seu Presidente, Carlos Vinagre, para o desenvolvimento desta técnica de pesca de alto Mar, ficando a promessa de num futuro próximo se realizar um Campeonato Nacional de Pesca ao Jigging, alem de outras actividades junto de clubes locais e regionais englobando continente e ilhas.
Sendo assim, neste contexto, a Direcção do jovem clube, Jigging Clube de Portugal tudo fará para a criação, cada vez mais, de uma pesca responsável de preservação e respeito pelo seu meio ambiente, em que irá desenvolver a sua actividade recreativa e desportiva, tendo por objectivo primordial, ensinar os mais novos a respeitar o mar e os seus habitantes, assim como a desenvolver junto de todos os praticantes e amantes da pesca em geral, para os problemas com a degradação ambiental, da nossa maior riqueza natural que é o mar.

 

Lomac