barra-surf

António Silva Vence Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina do Continente 2012

pescasubaquatica1O Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina do Continente realizou-se em duas jornadas, nos passados dias 31 de Março e 1 de Abril de 2012, na zona de Cascais e a organização foi responsabilidade do Clube Open Ocean/Marina de Cascais e da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS).


Após alguns adiamentos por impossibilidade de melhores condições atmosféricas, este Campeonato Regional de Promoção foi realizado a partir da Marina de Oeiras e no segundo dia a chuva acabou por brindar os participantes.
Com a temperatura da água a rondar os 14ºC, uma visibilidade entre os 4 e 5 metros e em algumas zonas inferior, cada jornada teve a duração de cinco horas e foi disputada com o apoio de embarcação por 26 atletas, 7 individuais e os restantes distribuídos por 8 clubes.
Os preparativos começaram logo cedo, com a colocação de algumas embarcações na água e com a habitual reunião de Delegados para apresentação das zonas de prova e horários, indicações sobre segurança e regras, com destaque para a promoção de princípios e valores da prática desportiva, já que 2012 foi declarado o Ano Nacional para a Ética no Desporto.
As embarcações saíram do Porto de Recreio de Oeiras para se concentrarem a meio da zona de prova. A jornada de Sábado decorreu, entre as 10h25 e as 15h25, na zona do Cabo da Roca, entre a praia da Adraga e a do Abano.
E a jornada de Domingo realizou-se, das 10h15 às 15h15, na zona do Cabo Raso, entre a praia da Crismina e a Boca do Inferno.
Em ambas as jornadas, a maioria dos atletas decidiu caçar mais encostado à costa, onde a visibilidade em alguns pontos era reduzida, mas após alguns mergulhos, as diversas capturas começaram a surgir, com predominância de tainhas e salemas, mas também sargos, bodiões, abroteas, safios, moreias, duas corvinas, dois robalos, um badejo, um salmonete, um carapau e um pampo.
Na primeira jornada, o atleta da casa, António Silva, teve a felicidade de conseguir capturar duas corvinas, uma no início e outra perto do final da prova, uma com 11,665 kg, e a outra com 12,210 kg, conferindo-lhe o título de maior exemplar e surpreendendo o público presente na Marina de Oeiras.
As pesagens, na primeira e na segunda jornada, foram um dos pontos altos, pela diversidade de espécies apresentadas e foi feito o habitual sorteio de alguns exemplares pela assistência presente no local, bem como a oferta de capturas à instituição de solidariedade social: “Irmãs da Misericórdia” da Parede. Foram também distribuídas T-Shirts FPAS/ Marietel/ TMN e lanches de mar aos participantes.
Em cada um dos dias foi também realizada uma emissão em directo da FPAS TV, durante as pesagens e com acesso através do site: www.fpas.pt.
No final realizou-se a entrega dos prémios aos Atletas: o vencedor deste Campeonato Regional de Promoção do Continente foi o António Silva – com uma pontuação percentual de 200%, do Clube Open Ocean/Marina de Cascais, em segundo o Maurício Fragoso – com 141%, Individual e em terceiro, o Paulo Moreira – com 136%, também Individual.
A classificação por clubes ficou ordenada pelo vencedor: o Clube Open Ocean/Marina de Cascais, em segundo o Clube Naval de Peniche e em terceiro, o Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines.
Deste Campeonato Regional de Promoção de Pesca Submarina do continente vão ser apurados 25 Atletas, que se vão juntar aos 10 que transitaram do Campeonato Nacional de 2011, para em conjunto disputarem o Campeonato Nacional de Elite de 2012, em Sines.