barra-surf

 

akzonobel

Sciaena "lamenta" decisões do Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia para definir as possibilidades de pesca para 2024

mar 3 hpEm comunicado, a Sciaena lamenta a relutância dos ministros das pescas da União Europeia em estabelecer todas as possibilidades de pesca em linha com os pareceres científicos. Respeitar a ciência é a única opção para salvaguardar os ecossistemas marinhos, de forma a mitigar os efeitos das alterações climáticas e dar aos pescadores as melhores hipóteses de assegurar a continuidade da sua atividade num futuro a médio e longo prazo.

Recuperada a certificação do MSC para a pesca costeira do bacalhau e arinca na Noruega

53 pescaA pesca costeira norueguesa do bacalhau e arinca foi certificada novamente de acordo com o padrão de pesca sustentável do Marine Stewardship Council (MSC). As pescarias foram certificadas de forma independente por um auditor externo que avaliou cada uma em função dos critérios do MSC relacionados com a saúde das populações de peixes, a proteção do ambiente e a garantia de uma gestão eficaz.

Sobrepesca priva milhões de pessoas de dieta nutritiva

20230616.marine.320Novos dados do Marine Stewardship Council, uma organização sem fins lucrativos dedicada à certificação e acompanhamento da sustentabilidade das pescas globais, revelam que acabar com a sobrepesca poderia fornecer alimentos dos oceanos em quantidade suficiente para alimentar milhões de pessoas que actualmente estão privadas dessa importante fonte de proteína.

Robalos de Ribeiro ? !

41 robalosConto-vos a história: o Raúl Gil Durá, um dos melhores pescadores que conheço, natural de Valência, pesca indistintamente bem em águas salobras ou salgadas.

Pescar Fundo no Inverno

40 pescaSeguramente os pescadores do “pica-pica” já perceberam que agora já não dá. Já não conseguem gastar sequer metade da isca que nos tempos de águas quentes consumiam com facilidade nos seus pesqueiros tradicionais.

Para a Pesca e Aquicultura Abertura das Candidaturas ao Segundo Aviso do PRR

36 pescaA DGR informou que, desde 16 de dezembro de 2022 e até às 17 horas do dia 28 de fevereiro de 2023, estão abertas as candidaturas ao 2.º Aviso do PRR-PESCAS, destinado a apoiar a transição energética e redução do impacto ambiental para empresas do setor das Pescas e da Aquicultura.

Portugal Pretende Acordo para Gestão de Stocks Pesqueiros Entre União Europeia, Reno Unido e Noruega

33 acordoNo Conselho Agricultura e Pescas da União, que decorreu em Bruxelas, foram discutidas as orientações para a fixação das possibilidades de pesca para stocks partilhados com Reino Unido, Noruega e Estados Costeiros para 2023.

Pesca ao Robalo

33 robaloCada Vez Mais Pessoas
Querem o que Há Menos…

Azores Big Game Fishing 2022 “Carlos Palhinha”

22 pescaDe 9 a 14 de setembro decorreu a prova de pesca desportiva, Azores Big Game Fishing. Após um interregno de 3 anos o Clube Naval de Ponta Delgada, em parceria com a Associação Açoreana de Pesca, levou a cabo a organização da competição, tentando também honrar a memória do antigo sócio do Clube e um dos impulsionadores do evento, Carlos Palhinha, que faleceu no ano passado.

Pesca da sardinha reabriu em maio

11 sardinhaA DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que a pesca da sardinha reabriu, a partir do dia 2 de maio de 2022, segundo o despacho n.º 5126-A/2022 publicado no dia 29 de abril de 2022. Portugal e Espanha decidiram adotar um limite de capturas para 2022 de 44 262 toneladas, das quais cerca de 29 400 toneladas para Portugal (66,5 %).

Garmin apresenta a série de plotters cartográficos ECHOMAP UHD2 com novas funcionalidades

17 garmimA Garmin anunciou esta semana a série de plotters cartográficos ECHOMAP™ UHD2 com sonda de 500W de potência e alto contraste, GPS integrado, hardware totalmente novo com visor legível à luz solar, compatibilidade com cartografia da Garmin Navionics e muito mais.

Novo regime excecional e temporário de compensação para profissionais da pesca

robalo 2A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informou que foi criado um regime excecional e temporário de compensação, destinado aos profissionais da pesca, pelo acréscimo de custos de produção provocado pelo conflito armado na Ucrânia.

 

Lomac