barra-nautica

 

akzonobel

Fórum Oceano lança plataforma online sobre rede das estações náuticas de Portugal

lagos1 hpNo dia 20 do, pelas 16h, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar irá apresentar o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal (ENP) – www.nauticalportugal.com. A sessão, que decorrerá em formato virtual, contará com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente do Turismo de Portugal, IP, Luís Araújo, dos Presidentes das Entidades Regionais de Turismo, do Presidente da APECATE, António Marques Vidal, e do Presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite.
A Fórum Oceano, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar Português, em colaboração com as entidades coordenadoras das Estações Náuticas de Portugal, com o acompanhamento do Turismo de Portugal, IP e das Entidades Regionais de Turismo, e com o cofinanciamento do programa Compete2020, desenvolveu o Portal ‘NauticalPortugal’ que agrega informação sobre as Estações Náuticas certificadas.
 
O Portal apresenta-se como uma plataforma que disponibiliza, de forma intuitiva e acessível (nível AAA da versão WCAG 2.0), informação sobre as 23 Estações Náuticas certificadas e a oferta turística assegurada pelos respetivos parceiros (mais de 850, dos quais 60% são empresas), constituindo-se como uma “Rota do Náutico”, que percorre todo o território continental. Distribuídas pelas diferentes regiões, as Estações Náuticas apresentam características e configurações distintas, espelhando a riqueza, a diversidade e a atratividade dos territórios do litoral e do interior de Portugal.
 
A qualidade dos conteúdos, das fotografias e dos vídeos, convida os visitantes do Portal a uma expedição pelas atividades náuticas que se praticam em cada uma das Estações Náuticas, bem como a navegar pelos serviços e produtos complementares, como gastronomia, alojamento, oferta cultural, pontos de interesse turístico, entre outros. Além da pesquisa é ainda possível realizar pré-reservas, através do contacto direto com os parceiros de cada uma das ENP.
 
O Portal promete, assim, trazer ventos de feição para a promoção da náutica e do turismo náutico de Portugal, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros, através da disponibilização de conteúdos em Português, Inglês, Francês e Espanhol sobre a oferta qualificada de produto turístico náutico integrado.  A plataforma online pretende ainda apoiar e impulsionar o trabalho desenvolvido pelos atores locais na melhoria e garantia da oferta, apresentando informação sobre certificações, distinções e reconhecimentos, como é o caso do selo “Clean&Safe”, Bandeira Azul, Praia Acessível ou Praia com Qualidade de Ouro. 
 
Para os amantes da náutica, o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal será um spot obrigatório, mas esperam-se visitas de todos quantos queiram mergulhar no potencial do território nacional. 
 
A promoção internacional da Rede contará com o envolvimento da AICEP e do Turismo de Portugal, IP através das respetivas delegações, e das Agências Regionais de Promoção Turística.

 

Lomac