barra-nautica

 

akzonobel

Cerimónia de Abertura marcou o primeiro dia do 58.º Salão Nautico de Génova

1 genova 1Um evento que teve entradas de expositores até à última hora, mesmo antes da abertura, alcançando um total de 951 expositores. A cerimónia de abertura começou com o tradicional hasteamento da bandeira da Capitania dos Portos, pela Guarda Costeira Italiana, acompanhada este ano por uma saudação comovente pela Fragata com Mísseis Guiados Virgilio Fasan (F 591), que fez soar o sinal de apito, em nome da Marinha Italiana, homenageando o International Boat Show e a cidade de Génova.
As autoridades presentes seguiram as saudações dos militares. Marco Bucci, Presidente da Câmara de Génova, fez um discurso emocionado, afirmando que “hoje, com este International Boat Show, Génova mostra o caminho a seguir quando se trata de recuperação. O Boat Show só poderia ter lugar em Génova. É o mais belo evento náutico da Europa, campeão da Itália no cenário mundial ”.
O Ministro Italiano das Infra-estruturas e Transportes, Danillo Toninelli, declarou: “o registo digital tornar-se-á operacional em Outubro”.
Carla Demaria, presidente da UCINA, a Associação da Indústria Náutica Italiana, disse: “O Genoa International Boat Show é uma vitrina importante e uma ferramenta essencial para o nosso setor. Estamos muito felizes em ouvir as maravilhosas notícias do Ministro em relação à aprovação do muito aguardado Registo Digital. Eu gostaria de agradecer a todos aqui hoje, especialmente aos expositores que escolheram confirmar sua confiança neste International Boat Show e sua importância mundial, agora um símbolo de renascimento”.
As palavras da Presidente da UCINA foram seguidas por aquelas transmitidas remotamente através de um vídeo do Presidente da Confederação Geral da Indústria Italiana, Vincenzo Boccia: “Genoa desempenha um papel estratégico no País como um todo. Este será um dos mais bem-sucedidos International Boat Shows de sempre. Uma hipótese para a beleza, excelência e tecnologia encontrarem a sua melhor sua vitrina”.
 
Alguns números da Indústria Naval: crescimento a dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo
Em termos numéricos, a informação mais significativa é a do volume de negócios global em 2017 equivalente a 3,88 mil milhões de euros, com um crescimento do volume de negócios de  12,8% em relação a 2016 (um volume de negócios calculado exclusivamente no que diz respeito a atividades relacionadas com a produção de barcos nas empresas). O emprego direto também está em alta (um total de 19.600 empregados, + 6,1% em relação a 2016), assim como a contribuição da indústria de navegação para o PIB (1,87%, 13,4% a mais que no ano anterior). Por fim, para confirmar a tendência geral positiva do setor, observa-se um crescimento expressivo em toda a indústria de navegação doméstica, com aumento de 16,1%, atingindo o total de 1,34 mil milhões de euros, e aumento específico do mercado interno para o mercado italiano de produção de barcos de lazer de 29,2%.
Resultados positivos, seguindo a tendência dos últimos anos, também para exportação, setor que permitiu à indústria náutica Italiana reagir efetivamente à recente crise graças à excelência dos produtos italianos, reconhecidos mundialmente, confirmando a liderança mundial da Itália na produção de Superyachts (com mais de 24 metros de comprimento); dessas exportações são particularmente impressionantes, tendo registado um crescimento de 83,4% entre 2010 e 2017.

 

Lomac