barra-nautica

Revestimentos AkzoNobel devolveram o azul original ao Bluebird

1 bluebirdA restauração do barco de corrida Britânico Bluebird, de Donald Campbell, um hidroplano recordista, está em andamento desde que os destroços do navio foram recuperados em 2001 - no entanto, apenas quando a icónica tinta azul foi aplicada, o famoso Bluebird voltou à vida.

Bill Smith, diretor do projeto da restauração do Bluebird, comentou: "Passámos dez anos a receber amostras de versões próximas, do Bluebird Blue - RAL 5009 - mas só quando abrimos as latas de Perfection Pro é que conseguimos a verdadeira cor do Bluebird. Isso foi impressionante! "
O Bluebird naufragou na Coniston Water em 1967. Décadas mais tarde, o mergulhador e entusiasta Bill Smith ganhou interesse pela história. Realizou extensas buscas ao longo de um período de quatro anos. Encontrou e recuperou os destroços em 2001. Juntamente com uma equipa de voluntários, Smith liderou o projeto para restaurar a Bluebird numa oficina no nordeste da Inglaterra.
Como líder do setor em tintas e revestimentos com ampla experiência em proteção e cor, vários produtos da AkzoNobel foram escolhidos para o processo de restauração. No entanto, foi a marca International da AkzoNobel que forneceu a combinação exata para a famosa cor do Bluebird.
O barco foi revestido com o revestimento protetor International Interzinc 72, da AkzoNobel e o revestimento em pó de poliéster Interpon 610. A carroçaria foi reconstruída e concluída com Cromadex 903 Etch Primer, Cromadex 750 Gray Primer e International Perfection Pro.
"Estou muito orgulhoso de podermos fazer parte deste incrível projeto de restauração", disse Chris Panton, gerente regional de vendas da AkzoNobel Cromadex Newcastle. "A equipa da Cromadex faz parte do projeto há vários anos, fornecendo vários produtos do extenso portfólio de revestimentos líquidos e em pó da AkzoNobel."
Agora, cinquenta anos depois do lendário Donald Campbell ter morrido a tentar quebrar o seu próprio recorde de velocidade na água, o Bluebird está a fazer um retorno triunfal à água.
O Bluebird será levado para a água em Loch Fad, na Ilha de Bute, na Escócia, para treino e preparação. Eventualmente, a equipa espera exibir o barco em velocidade, uma última vez em Coniston Water, no Lake District.