barra-nautica

Testes às novas tecnologias Honda em Portimão

3 hondaA convite da GROW, importador para Portugal dos motores fora de borda Honda e dos semi-rígidos Lomac, e da PORTINAUTA, concessionário Beneteau para o Algarve, fomos testar, no passado dia 27 de Junho, em Portimão, motores da nova geração da marca, montados em novos modelos, num semi-rígido Lomac Adrenalina 7.5 e em três Beneteau, Flyer 8.8 Sundeck, Flyer 6.6 Sundeck e Antares 5.8.
Com base na Marina de Portimão, os testes fizeram-se no mar, num dia com o vento a agitar a água e a permitir boa percepção das caracteristicas dos barcos e uma avaliação certa do desempenho dos cascos.
Todos os barcos que testámos, são para navegar no mar, de características polivalentes, para a pesca, para desportos aquáticos e para os passeios familiares e tiveram um bom desempenho, respondendo bem às solicitações das potências dos motores.1 honda2 
O Lomac Adrenalina 7.5, com Honda BF200, é um semi-rígido inovador, onde se realça o design ergonómico clássico italiano e que foi desenvolvido também para alta velocidade, que facilmente atingiu ao fazer 35 nós e principalmente a navegação de cruzeiro de 20/22 nós, com apenas 3500 rpm do motor.
 Os modelos Beneteau Flyer Sundeck são barcos robustos, seguros e confortáveis que dispõem de características para um amplo uso no mar e comportam ainda uma cabina para permitir acomodação para pernoitar ou fazer fins-de-semana   
Quanto ao casco, eles incorporam o sistema inovador “Air Step” que aumenta a entrada de ar abaixo do casco e amplia o desempenho. Devido a este sistema o arranque é mais rápido, a velocidade maximizada e as curvas são mais facilmente obtidas, enquanto reduz muito o consumo de combustível. Este sistema tem um resultado elevado na segurança e conforto a navegar, favorecendo a passagem através das ondas de um modo fácil. O efeito "almofada de ar" na parte traseira dos cascos proporciona um conforto surpreendente.
Nos testes o Flyer 8.8 com dois Honda BF250 atingiu 43 nós de velocidade máxima e a de cruzeiro de 22/24 nós às 3500 rpm, demonstrando muita economia de consumo nos passeios.
Quanto ao Flyer 6.6 com o Honda BF150 fez 31 nós de velocidade máxima e 20/22 nós às 4500 rpm em cruzeiro.
1 honda3O Benetau Antares 5.8, equipado com o Hinda BF80, é um barco do tipo pesca/passeio com uma cabina de pilotagem para dar abrigo da chuva e do vento.
Com 5,70 metros de comprimento o Antares 5.8 é um barco adequado para o mar, numa navegação calma e na velocidade que o mar deixar. 
Como fora da barra em Portimão o mar estava ligeiramente agitado do vento, acabámos por medir a velocidade máxima dentro. Atingimos 24,2 nós de velocidade máxima e a de cruzeiro o barco fez 14/16 nós às 4300 rpm. 
Como as características do casco permitem planar no mínimo de velocidade a 9,6 nós às 3500 rpm, pode-se navegar no mar a planar aos 12,5 nós, com o motor à rotação económica de 4.000 rpm.