barra-nautica

Apresentação Europeia dos novos Yamaha F100 e F25 no maravilhoso cenário de Montargil

1 y hpDurante dois dias, a 14 e 15 de Março, na Barragem de Montargil, dirigentes e técnicos da Yamaha Motor Europe realizaram o “South/Mid European Press Event for New F25G & New F100F”, à imprensa especializada europeia e aos concessionários de Portugal.
Serviu de base do evento, o Hotel Nau Lago Montargil, um espectacular hotel inserido num cenário tropical rodeado por jardins com palmeiras, junto à albufeira e dispondo de um centro náutico.
Na sessão de apresentação técnica e nos testes a oito embarcações equipadas com os novos motores Yamaha estiveram cerca de 40 jornalistas, que não deixaram de acentuar as maravilhosas condições que encontraram.1 y 1
Organizado pela Sucursal Yamaha Portugal todos os elementos técnicos e fotos necessários para a realização das notícias e artigos foram distribuídos.
Foram testados pelos jornalistas os seguintes conjuntos:
- Capelli Tempest 570 Yamaha Experience - Yamaha F100FETL
- Dipol 580 Open – Yamaha F100FETL
- Jeanneau Cap Camarat 5.5BR - Yamaha 100FETL
- Rancraft RS Cinque - Yamaha F100FETL
- Sunchaser 8522 LR DH Sport - Yamaha F100FETL
- Capelli Tempest 340 LE - Yamaha F25GETL
- Dipol Cala 450 – Yamaha F25GETL
- Highfield Classic 380 – Yamaha F25GET
As características dos novos Yamaha F100F e F25G são as seguintes:
 
Motor Yamaha F100F
Muito mais leve e mais compacto, esta foi a forma de elaboração por parte da Yamaha, do F100 de última geração mais rápido e mais potente.
A Yamaha tem vindo a revolucionar o desenvolvimento e a produção dos motores fora de borda mais avançados a nível mundial, para uma comercialização da gama mais ampla e adequada, que proporciona uma potência fora de borda a 4 tempos limpa, suave e económica e que é, simultaneamente, adequada a todas as aplicações possíveis. A marca pretende expandir e explorar a sua experiência com essa tecnologia para melhorar e aperfeiçoar ainda mais os modelos Yamaha de referência.
Os engenheiros da Yamaha, com os modelos da última geração, têm obtido motores ainda mais leves e mais compactos. O novo Yamaha F100 é o mais recente motor de gama média alta com mais potência, mais velocidade e uma aceleração de saída ainda mais acentuada.
1 y 2O Yamaha F100 tem 4 cilindros, com 1.832 cm3 de cilindra, 16 válvulas (SHOC) e Injeção eletrónica de combustível (EFI).
Sem comprometer as características lendárias de resistência e fiabilidade pelas quais todos os motores da Yamaha são famosos mundialmente, os engenheiros não só voltaram a conceber alguns elementos para tornar este último modelo ainda mais compacto, como também alcançaram uma redução de peso significativa.
As características do novo F100, agora com mais potência, mais velocidade e uma aceleração de saída ainda mais rápida,fazem dele um motor altamente desejável por ter uma performance notável, em especial para desportos aquáticos, pesca em alto mar e atividades de lazer.
O Yamaha F100 não só proporciona um nível superior de performance, como também é ainda mais suave e silencioso, apresentando níveis de som e de vibrações extremamente reduzidos, graças ao novo design do sistema de escape.
Estes fatores contribuem para tornar qualquer barco mais poderoso e com uma maior capacidade de resposta e proporcionam a solução perfeita para proprietários de motores a 2 tempos mais antigos que pretendam desfrutar das muitas vantagens irresistíveis de contar com a tecnologia a 4 tempos mais recente à popa.1 y 3
Ao ser totalmente compatível com o sistema digital de rede exclusivo da Yamaha, o F100 proporciona um impressionante conjunto de funções e opções de controlo sofisticadas, com uma vasta gama de manómetros digitais. Uma das funções é o controlo VTS (velocidade de ajuste variável) integral que não só proporciona um ralenti inferior ao normal, também permite controlar a velocidade de ajuste em passos simples de 50 rpm, o que é ideal para a pesca ao corrico. Outra é o exclusivo sistema de proteção antirroubo Y-COP.
O novo manípulo multifunções é outra das opções apelativas deste motor. Possui um controlo de mudanças montado na frente de alcance fácil pelo condutor, um punho robusto de grandes dimensões e um punho de aceleração rotativo, para uma condução, utilização e manobra confortáveis, dominando facilmente o sistema VTS. 
Os gráficos elegantes e uma conduta de admissão de ar para o lado de drenagem de água, concebida de forma inovadora na capota superior, complementam as vantagens do novo Yamaha F100F.
 
 
Motor Yamaha F25G
Quase tão leve como uma pena, diz a Yamaha.
O novo e inovador F25 da Yamaha é cerca de 25% mais leve, o que proporciona uma performance peso/potência sem paralelos. Nem sempre se lança um motor fora de borda que é verdadeiramente o líder da sua classe por uma margem significativa, mas o novo F25 da Yamaha é um desses motores.
O Yamaha F25G tem 2 cilindros com 4 válvulas (SOHC), a cilindrada de 432 cm3 e pesa apenas 56 Kg.
Para proporcionar uma portabilidade genuína a um motor fora de borda energético e de alta performance como este, foram necessárias as competências de desenvolvimento e engenharia avançadas pelas quais a Yamaha é conhecida.1 y 4
Nos últimos anos, o F25 demonstrou ser um dos motores mais bem-sucedidos, conquistando utilizadores fiéis em todo o mundo, com a sua fiabilidade resistente e móvel, economia e grande facilidade de utilização. Agora, o mais recente F25 leva tudo isto a um nível mais elevado.
Não só em mais performance, o novo F25 também dispõe de muitas funcionalidades que tornam a sua utilização dentro e fora de água mais funcional. Graças ao novo peso reduzido e facilidade de transporte devido ao novo design prático da pega e dispor de duas almofadas de amortecimento bem posicionadas o armazenamento é muito mais simples.  
A manutenção também é simples. Um conector para tubo de fácil acesso na capota inferior permite remover sal e sujidade das entradas de água sem ser necessário arrancar o motor. Esta é uma forma simples e rápida de reduzir a corrosão e alargar a vida útil e o valor de revenda do motor.
Outra característica técnica avançada do novo F25 é o novo sistema de injeção eletrónica de combustível (EFI) sem bateria que assegura um arranque fácil, mesmo nas condições mais difíceis, estando disponíveis opções de arranque manual ou elétrico/manual. 
A vantagem da opção de arranque elétrico traz uma compatibilidade total com o sistema digital de rede avançado da Yamaha, que inclui a disponibilidade de manómetros claros e elegantes, que oferecem ao condutor uma seleção abrangente de informações sobre a performance do motor e de dados em execução, bem como um nível de controlo mais rigoroso e preciso 
O motor tem manípulo multifunções como opção, no qual possui um controlo de mudanças montado na frente de alcance fácil pelo condutor, um punho robusto de grandes dimensões e um punho de aceleração rotativo, para uma condução, utilização e manobra confortáveis. O sistema VTS (velocidade de ajuste variável) integral não só proporciona um ralenti inferior ao normal, também permite controlar a velocidade de ajuste em passos simples de 50 rpm, o que é ideal para a pesca ao corrico. Esta nova vantagem está incluída de série nos modelos de manípulo e como opção nos modelos de controlo remoto do F25.
Os gráficos elegantes e uma conduta de admissão de ar para a drenagem de água concebida de forma inovadora na carenagem superior, caracterizam mais o novo F25.