barra-nautica

 

akzonobel

Na Sopromar motores fora de bordo a diesel

motoroxe hpA Sopromar Centro Náutico e Oxe Diesel firmaram uma aliança para a distribuição de motores fora de bordo a diesel em Portugal.
Com esta aposta a Sopromar Centro Náutico carimba a sua posição num potencial pouco explorado no mercado Portugês, quanto a motores a gasóleo fora de bordo de alta eficiência.
OXE é o primeiro fora de bordo de alta eficiência a diesel do mundo, estabelecendo novos padrões de durabilidade, eficiência de combustível e baixas emissões para um motor fora de bordo a diesel.
O conceito apresentado por este motor elimina engrenagens e eixos de transferência, utilizando a tecnologia de um cinto inovador que permite a transferência de torque elevado. Os módulos submersos SLIM proporcionam menos arrasto, reduzindo assim o consumo de combustível e aumentando a velocidade.
O motor OXE Diesel foi desenvolvido pela CIMCO Marine, empresa sueca especializada também em embarcações de alta performance.
Este motor fora de bordo é baseado num bloco motor diesel robusto e desenvolvido pelo grupo GM, um motor de automóvel moderno turbo diesel com injecção directa de alta pressão, bem comprovado e depois marinizado para suportar as condições marinhas, o motor diesel de 2.0 litros construído na fábrica da Opel em Kaiserslautern, na Alemanha.
O OXE Diesel é um motor montado horizontalmente. A energia é então transferida para a caixa de velocidades por meio de uma correia primária. A partir da caixa de velocidades sai outra correia que transfere a energia para o eixo da hélice. O motor foi também redesenhado para dispôr de todos os pontos que interessam aos serviços de assistência e aos utilizadores, na parte da frente da unidade, para facilitar que a manutenção possa ser realizada na água. O sistema de cárter seco permite navegar em mares agitados, sem qualquer problema com a inclinção do motor. 
O diesel proporciona suavidade a trabalhar, maior eficiência e torque, contribuindo para a aceleração melhorada e menor consumo de combustível. O diesel é um combustível menos inflamável e, portanto, mais seguro para trabalhar em ambientes perigosos. Os benefícios combinados do eficiente motor diesel moderno e a transmissão robusta proporcionam vantagens para alcançar maior durabilidade e vida longa do motor.
Quanto à economia do combustível, o motor do OXE é um motor diesel bem comprovado, bastante mais eficientes do que os motores a gasolina e contribui por isso para o baixo consumo de combustível. Ele consome 42% menos combustível do que um fora de borda de 200 HP a 2 tempos. A unidade inferior é optimizada para produzir um baixo atrito, reduzindo assim o consumo de combustível ainda mais. Menor consumo de combustível traduz-se em aumento da autonomia, intervalos de reabastecimento mais longos e custos de combustível reduzidos.
As vantagens operacionais são significativas. O OXE Diesel foi projectado para durar. Intervalos de manutenção mais longos significam menores custos de manutenção com os tempos de funcionamento mais longos.
 
Características
Motor: 4 cilindros em linha
Potência: 200 HP – 4.100 rpm
Cilindrada: 2.0 L
Peso: 340 Kg
Controlo de baixa velocidade
Economia de combustível
Sistema de controlo do leme
Capacidade de leme duplo
acoplamento Joystick com fixação GPS
Design modular robusto
Caixa de propulsão de baixo arrasto
Directamente substituível com outros motores de popa

 

Lomac