barra-nautica

 

akzonobel

Teste Beneteau Barracuda 7 com Yamaha F150D

antero hpO Beneteau Barracuda 7, equipado com o novo Yamaha F150D, que testámos na foz do Tejo no passado dia 7 de Maio, é um barco estável muito ao gosto dos pescadores apaixonados pela pesca lúdica.
(Teste completo no Notícias do Mar nº 342 nas páginas 20/26)
Fizemos o teste a convite do Francisco Ramada Lda., importador exclusivo para Portugal dos barcos Beneteau e da Yamaha Motor Portugal, a partir da Oeiras Marina.
 
O Barracuda 7 tem tudo 
A primeira ideia que este barco nos dá quando se entra no poço com 2,66 metros de boca e depois se começa a circular é que parece maior. A cabina, como tem portas laterais em vez de ter uma porta atrás para o poço, simplifica a circulação e torna-se mais fácil para o piloto sair do posto de comando e dispor logo ali de uma passagem para aceder à proa ou ao poço. 
Notável também é quando se começa a abrir compartimentos e levantar tampas de porões e acabamos por encontrar tudo o que precisamos. Esta é a segunda ideia que o barco nos dá, pois parece que tem tudo.  
Visualmente neste barco o que mais se evidencia é o design da cabina de comando, em estilo de pesqueiro. A vantagem do pára-brisas direito é aumentar a visibilidade a partir do interior, ser mais rápido limpar a água com o limpa-vidros, colocar a electrónica em cima e não sofrer por isso com os reflexos, principalmente à noite. Com a cabina assim, o barco ganhou um banco à frente, onde se pode sentar um pescador à pesca, ou quando é preciso fazer as manobras de fundear ou levantar o ferro.ant1 
A cabina de comando tem lotação para três pessoas sentadas. O piloto dispõe de um banco individual a estibordo com duas posições de condução, uma em baixo e outra cima e tem integrado uma cozinha. O outro banco que fica ao lado é corrido e duplo. Sob o banco do piloto encontra-se um frigorífico de 42 litros e no piso existem armários para guardar muitos dos utensílios que são úteis no mar. 
O poço foi cuidadosamente pensado, com a incorporação de muitos equipamentos e acessórios de utilização polivalente, que são fundamentais para se obterem as características que os pescadores gostam. 
O facto de cada vez serem mais exigentes as técnicas para a prática da pesca, o estaleiro instalou um grande viveiro de isco vivo a estibordo na popa, com um funcionamento muito prático. 
Nos dias de pesca, o banco corrido da popa permite sentarem-se dois ou três pescadores. Quando se trata de uma saída familiar, faz-se o aproveitamento total do banco com uma almofada e podem sentar-se quatro pessoas e uma mesa que se coloca ao meio do poço.
 
Novo Yamaha F150D
Com o F150D a Yamaha melhorou substancialmente um motor popular e de sucesso
Os engenheiros da Yamaha levaram o F150 a um alto patamar, ao introduzir novas características de modo a aumentar a facilidade de utilização, incorporando os mais recentes desenvolvimentos da avançada e recente engenharia. 
ant2O F150D tem uma performance suave, silenciosa e sofisticada. Com o seu formato inovador de 16-válvulas, sistema EFI de precisão multiponto e design DOHC (Dupla árvore de cames), o potente motor de 2.7 litros (2.670 cm 3) já estabelece uma importante referência na eficiência da combustão, economia e segurança. Com 4 válvulas por cilindro, permite-se respirar facilmente, mais suave e silenciosamente, através do seu sofisticado sistema de exaustão 4-1.
Estabilidade e rapidez de resposta ao motor    
Uma das qualidades mais importantes numa embarcação para pesca é a sua estabilidade, a boa capacidade de não sofrer com os balanços laterais e facilitar a movimentação dos pescadores dentro do barco, principalmente quando ele está parado. Esta é uma das características do Beneteau Barracuda 7.
É graças ao tipo de casco, semi-planante à popa, com uma pequena quilha nos dois terços da frente e com salientes planos de estabilidade laterais, que o Barracuda 7 assenta na água quase sem balançar.    
A proa alta e com um desenho deflector, garante um desempenho eficaz quando enfrentar vagas poderosas.
Em conclusão, destacamos a ampla oferta de usos que o Barracuda 7 tem e de dispor dos equipamentos indispensáveis para ser um barco prático. O Barracuda 7 foi projectado para os pescadores, e quanto a isso não falha. Em relação ao motor, o novo Yamaha F150D dispõe do poder de aceleração mais que necessário, para um desempenho adequado do conjunto e o barco respondeu rápido às solicitações do motor.ant3 
 
Preço barco /motor C/IVA : a partir de 44.777 €
Importador e Distribuidor
Francisco Ramada, Lda
Avenida Brasília, 1300-598 Lisboa
 Tel: 213641587 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 www.franciscoramada-beneteau.com
Yamaha Motor Portugal
Rua Alfredo da Silva, nº 10  2610-016 Alfragide
Tel: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199 www.yamaha-motor.pt

 

Lomac