barra-nautica

Teste Jeanneau Merry Fisher 855 Marlin com 2 x Yamaha F200G

9 f1 hpO Merry Fisher 855 Marlin, um topo da gama Jeanneau, que testámos a enfrentar o mar em Varazze na Itália mostrou, a navegar contra um mar batido de vento, todas as características de um verdadeiro "SUV do mar", equipado com dois dos motores da nova geração Yamaha, o F200G. (Teste completo no Notícias do Mar Nº 340)
O Merry Fisher 855 Marlin é um polivalente para todo o serviço, que ganharia se houvesse, um campeonato de polivalência entre embarcações de recreio.  
Quando o estaleiro iniciou a linha Marlin, com o pequeno 6 Marlin, na gama Merry Fisher, a tradicional gama de barcos pescadores, foi uma clara aposta de servir o melhor possível os adeptos da pesca desportiva, mas com o duplo objectivo de agradar igualmente aos familiares que não pescam, mas gostam de passear e pernoitar nos barcos nos fins-de-semana e nas férias.
A cabina no tipo de traineira apresenta enormes vantagens funcionais, com a facilidade de acesso ao exterior da embarcação, pelas portas laterais, para o piloto aceder rapidamente à proa ou à popa, para qualquer tipo de manobra urgente.9 f2
Como não tem a porta atrás é aproveitado totalmente o espaço do poço.
Melhor que numa traineira, com um banco duplo junto da proa, pode-se estar sentado à pesca ou para se fazer as manobras de fundear. 
O poço é convertível rapidamente num espaço excluivo para pescadores, ficando todo desimpedido, ou, para os passeios familiares, pode-se montar um banco à popa e uma mesa ao meio.
A cabina tem no convés superior o salão atrás e o posto do comando à frente a estibordo. 
O piloto e o copiloto têm bancos individuaia muito confortáveis e giratórios. Atrás fica um banco corrido. À frente a bombordo encontra-se uma cozinha com fogão, frigorífico e lavatório. Ao meio pode-se montar uma mesa para as refeições.
Na coberta inferior existem cabinas e o quarto de banho com duche. 
 
O poderoso motor Yamaha F200G
 
O Yamaha F200G, que estava montado no Merry Fisher 855 Marlin é um motor com sistemas muito sofisticados tecnologicamente e com engrenagem e acelerador controlados electronicamente, através de drive-by-wire. 
O motor com 2.785 cm3 de cilindrada, tem 4 cilindros em linha com árvore de cames variável (VCT), 16 válvulas e o peso de apenas 226/227 Kg. Para que isto fosse possível, o motor emprega tecnologia de economia de peso por toda parte o que também ajuda a melhorar a eficiência de combustível e igualmente, o desempenho em qualquer barco. 
Tem ainda o Sistema de Protecção Anti-Roubo Yamaha (Sistema YCOP), a capacidade de ajuste variável das RPM para a pesca ao corrico, um novo e redesenhado Sistema de Amortecimento na Engrenagem (Sistema SDS - Shift Dampener System) na hélice e um limitador do tilt.9 f3
 
Com um casco marinheiro venceu o mar agreste
 
O vento SW provocava uma mareta semelhante aquela que temos na nossa costa quando está a nortada, castigando bastanto os barcos.
A gama Merry Fisher tem um casco alto à proa, um V evolutivo e os planos de estabilidade laterais bastante salientes atrás, facilitando o apoio do casco na água atrás e a saída da água nos arranques, com planagens rápidas. 
Por isso, O Merry Fisher 855 Marlin com os dois Yamaha F200, no teste de arranque, em 5,5 segundos o barco já planava a fazer 11,5 nós. 
No teste de aceleração até às 5.000 rpm atingimos em 8 segundos a velocidade de 27 nós, 
Em velocidade de cruzeiro às 4.000 rpm o barco manteve-se nos 23,4 nós. 
Numa zona com o mar calmo testou-se a velocidade máxima e o barco atingiu 38,3 nós às 6.000 rpm.
O Piloto vai comodamente sentado com excelente visibilidade a toda a volta e através do “drive-by-wire”, o piloto beneficia de um amplo display onde tem toda a informação que precisa para navegar.  
Quanto ao consumo, no cálculo de autonomia, o Merry Fisher 855 Marlin com o depósito de 400 litros, às 4.500 rpm e à velocidade de 27,5 nós, pode navegar 440 milhas.
Resta salientar que, com as condições de mar que estavam, o Merry Fisher 855 Marlin mostrou um desempenho muito confortável e bastante seguro.9 f4
 
Preço barco / 2XYamaha F200G: A partir de 107.500 € com IVA
Importador Exclusivo e Distribuidor:
Nautiser/Centro Náutico, S.A. Estrada Nacional 252 – 2950-402 Palmela 
tel.: 21 23 36 820 Fax: 21 23 33 031 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. www.nautisercentronautico.pt 
Yamaha Motor Portugal Rua Alfredo da Silva, nº 10 – 2610-016 Alfragide 
Tel.: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199 www.yamaha-motor.pt