barra-nautica

Peniche promove a X edição da Semana da Juventude

1 semana juventude hpDe acordo com a sua organização e o seu programa, a Semana da Juventude, que vai decorrer, em Peniche, entre os dias 19 e 29 de março, é um evento com e para os jovens do concelho de Peniche.

Esta iniciativa é organizada por 11 entidades: a Câmara Municipal de Peniche; a Acompanha, a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche, através do Projeto OJE; os agrupamentos de escuteiros de Atouguia da Baleia e de Peniche; as associações de estudantes da Escola Secundária de Peniche e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; a Associação Juvenil de Peniche; o Grupo de Jovens Nova Aliança; a União Juvenil de Ferrel e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Peniche.
As diferentes atividades do evento decorrem em múltiplos espaços do concelho de Peniche, onde se espera a participação de cerca de 5 000 jovens.
A Semana da Juventude de Peniche pretende promover Jovens que desenvolvam atividades em diversas áreas, desde a música, dança, teatro, desporto, empreendedorismo, entre outras. Para o efeito, será realizada uma Mostra de Talentos, entre os dias 19 e 21 de março, na Fortaleza de Peniche, que contará com a participação ativa de jovens do concelho, demonstrando os seus projetos.
Nos dias 19 a 21 de março, na Fortaleza de Peniche, será criado um Espaço Interativo  que proporcione aos jovens momentos de experimentação de diversas atividades, nas diferentes áreas do desenvolvimento.
O evento contará com a realização de um Auto-paper pelo concelho de Peniche (Peniche – Atouguia da Baleia – Ferrel – Serra D’el-Rei), no dia 21 de março, em que as equipas executarão diferentes atividades desportivas. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer as atividades desportivas promovidas pelas organizações existentes no concelho, através da experimentação das diversas modalidades, dando oportunidade para a promoção e divulgação das próprias organizações, bem como sensibilizar os jovens para as vantagens da prática desportiva como hábito de vida saudável. Decorrerá entre os dias 21 e 29 de abril o Intercâmbio Europeu "move de world", promovido pela Associação Juvenil de Peniche, com o apoio do programa Juventude em Ação, com o objetivo de trabalhar o tema do desenvolvimento.
A Semana da Juventude irá dinamizar, no dia 24 de março, um Focus Grupo – Peniche Capital Jovem do Mar, iniciativa partilhada da Câmara Municipal de Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar/Instituto Politécnico de Leiria e Forum Estudante.