barra-nautica

 

akzonobel

Teste Jeanneau Cap Camarat 5.5 CC com novo Yamaha F115B

f1 entradaO teste que fizemos com o Jeanneau Cap Camarat 5.5 CC equipado com o novo Yamaha F115B, no passado mês de Junho, mostrou que as características especiais do novo Yamaha, evidenciaram as excelentes qualidades de polivalência e desempenho deste modelo Jeanneau. (Leia o teste completo nas páginas 20 a 26 do Notícias do Mar nº 338 de Fevereiro)

O Cap Camarat 5.5 CC é uma embarcação do tipo “Open” com consola de condução central, com três espaços bastante evidenciados para uso, o posto de comando, uma zona à frente e o poço atrás.
Com este modelo, a preocupação do estaleiro foi facilitar a utilização do barco de maneira diversificada para os desportos aquáticos e a pesca lúdica.
O Cap Camarat 5.5 CC apresenta linhas modernas, desportivas e tem um interior desenhado com ergonomia.
Uma das características mais importantes deste modelo é o excelente casco em V, que foi desenvolvido pela Jeanneau para a gama Cap Camarat, com o objectivo de oferecer um comportamento no mar com grande segurança e comodidade e deslizar rápido quando é preciso na prática do esqui aquático.
A zona à frente da consola de condução converte-se num amplo solário, ou coloca-se uma mesa ao meio para os piqueniques.
O poço tem na popa um banco com dois lugares a meio., mas pode ser aumentado com um assento de cada lado. Esta versatilidade do banco da popa interessa para dar mais espaço aos pescadores. Para estes existe também junto ao posto de comando um porta canas de cada lado.
A consola de condução tem um pára-brisas largo e alto em vidro acrílico fumado protegido por um corrimão em aço inox.


O novo Yamaha F115B está à medida
A Yamaha, ao desenvolver este motor com características especiais, muito compacto e com um tamanho mais reduzido e leve torna-o indicado para ser montado numa imensa variedade de tipos de embarcações.
Desse modo, depois dos testes, vimos que o Yamaha F115B está mesmo à medida do Cap Camarat 5.5 CC.
Este novo motor é uma versão bastante avançada tecnologicamente. Tem 16 válvulas, 1.832 cm3 de cilindrada, 4 cilindros em linha e com dupla árvore de cames à cabeça (DOHC), que pesa apenas 173 Kg, menos 13 kg do que o F115A, e fornece a potência por peso mais alta e performante da sua classe.
Com a Injecção electrónica de combustível multiponto e controlo por computador ECM, consegue-se extrema economia no consumo de combustível e os custos de navegação são mais baixos.


Desempenho performante amplia a polivalência do barco
Yamaha F115B é um motor com um elevado binário, por isso quando arrancámos, em 1,96 segundos já estávamos a planar. No teste de aceleração até às 5.000 rpm, em apenas 5,31 segundos atingimos a velocidade de 19 nós, mais do que o necessário para os esquiadores saírem da água. Em velocidade máxima, o Cap Camarat 5.5 CC atingiu 32,2 nós com o motor às 6.000 rpm, fazendo uma performance excelente.
O Cap Camarat 5.5 CC aproveitou bem o V profundo do casco para mostrar boa comodidade a cortar a água, deflectindo-a para fora sem molhar o interior.
Em velocidade de cruzeiro, navegámos com a ajuda do “trim” a 20 nós às rotações económicas de 4.000 rpm
Como o piloto pode conduzir de pé ou ir confortavelmente sentado num banco ergonómico, tem uma excelente posição de condução e conduz sem esforço e com prazer.
De salientar a versatilidade do barco, com a possibilidade fazer os passeios familiares, os piqueniques e os banhos de sol e também fazerem-se jornadas de pesca com os amigos, ampliando o espaço no poço.
Quando for preciso apoiar os esquiadores, o Cap Camarat 5.5 CC equipado com o Yamaha F115B, tem a aceleração suficiente para satisfazer todos.

 
Preço barco/motor Yamaha F115B: A partir de 32.500 € c/IVA

Importador:
Nautiser/Centro Náutico, S.A. www.nautisercentronautico.pt

 

 

 

 

Lomac