barra-nautica

Nautel está a celebrar 25 Anos de existência

25anosnautel hpA Nautel-Sistemas Eletrónicos Lda está a celebrar os seus 25 anos de existência. Apesar de constituída em finais de 1989, a sua operação regular começou em Janeiro de 1990.

Começou com instalações alugadas na Doca de Alcantâra/Lisboa, onde esteve 15 anos, e nos últimos 10 tem estado no seu edifício próprio, na Rua Fernão Mendes Pinto, na frente ribeirinha da cidade.
O arrojado projeto, todo apenas com recursos próprios, nasceu da vontade de 4 jovens em modernizar o setor da Eletrónica Marítima, dominado na altura por empresas menos dinâmicas, mas ainda sobrevivendo porque a dimensão do setor do mar em Portugal era muito superior à que hoje se regista.
A empresa organizou-se para ser importadora e distribuidora nacional das mais reputadas marcas, que cedo se juntaram ao projeto, abandonando outros distribuidores.
Rapidamente contou igualmente com a adesão da quase totalidade dos revendedores e prestadores de serviços de assistência técnica, existentes na costa do continente e ilhas.
O seu primeiro objetivo foi a Eletrónica para a Pesca Profissional. Ainda hoje, este setor é muito importante para a empresa, apesar de se calhar a frota ser menos de metade do que era há 25 anos…
Como exemplo da inovação, a Nautel “inaugurou” o mercado nacional da eletrónica na Náutica de Recreio. Tratava-se de um segmento onde as abordagens tradicionais diziam que não havia mercado, por isto e aquilo, e a Nautel nele apostando com uma abordagem profissional teve tal incremento que passou a receber galardões internacionais das suas marcas, pelo desempenho de desenvolvimento de mercados e vendas.
Durante cerca de 10 anos, pode dizer-se que nenhuma concorrência se conseguiu organizar para disputar o mercado da Náutica de Recreio à Nautel, e teve mesmo que ser a  própria  empresa a cindir-se, e assim os promotores do projeto inicial continuarem, e  manterem em si o valor acumulado em marcas, reputação, competência etc.
Com o crescimento a Nautel foi desenvolvendo as competências originadas das tecnologias eletrónicas marítimas, aplicando-as no mercado terrestre, como por exemplo tendo sido a primeira a colocar à venda pela grande distribuição os GPS de automóvel da Magellan.
Hoje está também especializada em GPS’s de precisão para aplicações como Topogafia, Hidrografia etc.
Pelo caminho foram ficando também várias distinções como PME Excelência e PMR Líder em 2014.
A Nautel agradece a preferência dos seus clientes em última instância são também obreiros dos nossos sucessos.