Teste Quicksilver Activ 605 Sundeck com novo motor Mercury 115 EFI

mercury 115 2 hpTestámos no passado dia 25 de Outubro na Marina Expo, a convite da Touron Portugal e do seu concessionário Courela Yachts, o novo motor fora de borda da Mercury, o 115, montado no Quicksilver Activ 605 Sundeck, formando um conjunto com preço económico, cujo motor se destacou com acelerações rápidas e boa velocidade de ponta.  (Texto completo no Notícias do Mar nº 336 de Dezembro, páginas 24 a 30)

Construídos agora em Portugal no estaleiro da Brunswick Marine, em Vila Nova da Cerveira, a nova linha Activ da gama Quicksilver foi redesenhada para ampliar ainda mais a capacidade de ser utilizada para diferentes actividades nos dias de saída e aumentar a diversão. Pretende-se ainda que os barcos Activ possam oferecer o máximo conforto nos passeios com os amigos e familiares.
As embarcações Quicksilver Activ têm um design moderno e desportivo, caracterizando-se, pela segurança, com cascos adequados ao mar e com os interiores muito confortáveis e de fácil circulação, dispondo também de equipamentos simples de usar.
O grande trunfo destas embarcações é terem modelos Open, Sundeck e Cabin-cruiser para serem facilmente utilizadas para qualquer desporto aquático ou para a pesca desportiva, sem adaptações de espécie alguma. Cada embarcação tem equipamentos e os acessórios indispensáveis para qualquer tipo de utilização em qualquer momento.


O Quicksilver Activ 605 Sundeck é um óptimo barco polivalente
Neste barco, com 6,12 metros de comprimento, é notável a caracterização equilibrada de três amplos espaços, cujo conjunto oferece ampla polivalência. O poço com o posto de comando, o solário, ocupando toda a área à frente do pára-brisas e a confortável e espaçosa cabina com acomodação para duas pessoas dormirem.mercury 115 1  
No posto de comando, o piloto e o copiloto dispõem de cómodos bancos individuais giratórios
O painel de instrumentos comporta um espaço para se montar ao meio a electrónica com GPS/Plloter/Sonda.
A entrada para a cabina encontra-se no posto de comando. A cabina tem acomodação para duas pessoas dormirem.
No poço atrás encontra-se um banco corrido para quatro pessoas, com o encosto que se baixa a bombordo para facilitar o acesso directo para a plataforma de banhos.
O poço tem espaço para se estar comodamente sentado a pescar ao fundo ou ao corrico.
A passagem para a proa é bastante larga e fica a bombordo na continuidade da entrada para o barco à popa e simplificando a circulação dentro do barco. Assim é feito o acesso ao grande e confortável solário. Na proa está montada uma roldana e encontra-se o porão do ferro
Como o poço é bastante largo e amplo, ao meio do poço pode-se montar uma mesa de piqueniques.
Para arrumações existe um porão sob o banco da popa e compartimentos na cabina.
O barco tem um bimini para fazer uma boa sombra sobre o poço.


Motor Mercuy 115 EFI
A Mercury desenvolveu três novos motores a 4 tempos com o mesmo bloco, 80/100/115
O Motor Mercury 115 EFI a 4 tempos, caracteriza-se por incorporar as últimas inovações tecnológicas da Mercury, que lhe permite uma elevada combinação de potência e força com inigualável poupança de combustível.
Este novo motor fora de borda Mercury tem um bloco com 2,1 litros de cilindrada, quatro cilindros, oito válvulas e uma árvore de cames. Caracteriza-se por ser mais leve e de mais baixo perfil no seu segmento de potências e proporciona mais potência e mais binário que a sua concorrência.  
A transmissão de design hidrodinâmico é totalmente inovadora a nível mundial, com uma relação de caixa de 2.07:1 que melhora a eficiência, reduz o consumo e aumenta as RPM.mercury 115
Como a carcaça superior do motor está insonarizada, o seu escape é silencioso e foram instaladas diversas partes do motor, de modo a reduzir vibrações e diminuir o ruído da admissão, o motor funciona de forma notavelmente muito silenciosa e suave.
Sem manutenção de válvulas, é algo Inovador também neste motor que o torna mais simples de manter, com apenas a mudança de filtros de óleo e de combustível e através do sistema de lavagem do motor com água doce.

 

O conjunto fez excelentes performances no teste
O Activ 605 Sundeck é um barco robusto que pesa 1.045 Kg. Como o novo Mercury 115 EFI tem um elevado binário e grande poder de aceleração, logo no arranque, em 2,18 segundos, estávamos a planar.
No teste de aceleração o Mercury 115 EFI em apenas 3,8 segundos chegou às 5.000 rpm, com a velocidade de 15 nós, numa aceleração quase instantânea.
Depois com o trim o barco rapidamente ganhou mais velocidade.
Quando acelerámos ao máximo, o Activ 605 Sundeck atingiu 31,3 nós às 6.000 rpm, mostrando o conjunto muito boa velocidade de ponta.
Como é cada vez mais importante a velocidade de cruzeiro, com um consumo económico, navegámos a 19 nós às 4.000 rpm.
Ensaiámos as qualidades do casco a navegar e verificámos que os planos de estabilidade laterais equilibram muito bem o barco a navegar a direito e a curvar agarram-se bem na água, permitindo o barco curvar com segurança.
O piloto vai confortavelmente sentado, não faz qualquer esforço e domina perfeitamente o barco nas manobras.
Devido às características do casco, o barco balança pouco quando está parado, facilitando com segurança toda a circulação dentro barco e, em função do tipo de pesca, o poço tem espaço para dois ou quatro pescadores estarem com toda a comodidade.
Devemos destacar o silêncio do motor a funcionar, pois quase não se dá por ele, mesmo a quem vai sentado atrás.  
Em conclusão, o Quicksilver Activ 605 Sundeck com o novo Mercury 115 EFI forma um conjunto extremamente económico no que respeita ao preço de venda, atinge óptimas performances e oferece a oportunidade aos apaixonados pelas actividades aquáticas de se divertirem e até pernoitarem na cabina, para prolongarem mais os dias com satisfação.

 
Preço barco com motor: 23.380 + IVA

                           (Texto completo no Notícias do Mar nº 336 de Dezembro, páginas 24 a 30)