barra-nautica

 

akzonobel

boot 2015 já em janeiro

dsc07941 hpOs amigos dos desportos náuticos e aquáticos podem estar felizes com uma boot Düsseldorf, na Alemanha, em máxima forma – a ter lugar de 17 a 25 de janeiro de 2015. Mais de 1650 expositores, em 17 pavilhões, oriundos de 60 países vão conviver, no próximo ano, numa viagem através do mercado mundial, em redor de barcos, iates, equipamentos marítimos e serviços.

Do total, nove pavilhões de feira da boot Düsseldorf destinam-se a barcos e a iates, onde serão apresentados mais de 1700 barcos e iates, desde canoas e botes até aos iates de luxo, bem como antiguidades flutuantes.

Posicionada internacionalmente
As participações de mais de 60 países garantem à boot, em todos os sectores de produtos, uma variedade de marcas internacionais. Cerca de 800 expositores são oriundos do estrangeiro e ocupam metade da área de exposição. As maiores participações estrangeiras são os Países Baixos, seguidos pela Itália, pela França e pela Grã-Bretanha.
Além dos stands individuais dos expositores estrangeiros, também são esperadas participações colectivas nacionais de países construtores de barcos, tais como a França, os Países Baixos e a Polónia. A Estónia apresenta-se pela primeira vez na boot numa mostra colectiva de barcos e de iates. Outra estreia neste sector tem origem na Bretanha.  
Iates em aço holandeses agora completos
O conceito dos pavilhões é otimizado em partes. Os expositores de barcos à vela e iates à vela que, até agora se encontravam no pavilhão 17, em janeiro próximo, podem ser encontrados nos pavilhões 15 e 16, com exceção dos Centros de Vela que, com a sua mostra de barcos de regata e com o seu programa de palco continuará no pavilhão 17, na passagem para o pavilhão 16.

No entanto, o tema principal do pavilhão 17, será a construção de iates em aço da Holanda. “No próximo ano este pavilhão irá apresentar-se como a maior mostra holandesa indoor de barcos. Os iates a motor em aço são uma especialidade destes vizinhos da Alemanha. A nova localização reforça e torna maior o foco neste enorme segmento da oferta e, além disso, cria uma melhor ligação aos pavilhões dos barcos a motor 4 e 5 e aos visitantes dos mesmos”, é a explicação dada pela decisão do comandante da boot, Jungmichel.

Barcos multicascos com crescimento contínuo
Com classificação primorosa, o show de barcos à vela apresenta-se sob a cobertura da boot. Cerca de 150 expositores internacionais apresentam nos pavilhões 15 e 16 as suas novidades e desenvolvimentos. O segmento de barcos multicasco, em recinto coberto, continua a desenvolver-se de maneira deslumbrante. Amantes de catamarãs terão o prazer de encontrar um crescente número de grandes barcos.
No que diz respeito a barcos e a iates a motor, Düsseldorf apresenta quase tudo o que existe no mercado: desde o barco pneumático com motor fora de bordo, passando por barcos desportivos abertos, Daycruiser e barcos de cabine até aos iates de luxo. Mais de 250 estaleiros, comerciantes e importadores facultam, em seis pavilhões de feira, um panorama representativo do desporto náutico motorizado..

Segmentos de luxo vão de vento em popa
Com cerca de 60 grandes e luxuosos iates bem como barcos e escaleres do sector high-end, o pavilhão 6 encontra-se mais uma vez em alta. Em particular, nos iates com comprimentos entre 20 e 25 metros, a oferta está a tornar-se mais ampla. No próximo Janeiro, a Bénéteau mudar-se-á, com a sua linha de luxo Monte Carlo Yachts, do pavilhão 4 para o pavilhão 6, seguindo assim os estaleiros Jeanneau que, já há dois anos, tomaram esta decisão com os elegantes iates Prestige. Os grandes iates, Azimut, Sunseeker e Princess estarão preparados com largos leques de modelos. A partir de Dezembro, os cerca de 30 maiores iates da boot 2015 chegam à feira pelo rio Reno e começam a sua caminhada por terra, para os pavilhões, com a ajuda do elevador “Big Willi” .

Os clientes de primeira classe têm, de novo, ao seu dispor a blue motion lounge, no pavilhão 6. Dispõe de excelente gastronomia, espaços confortáveis para reuniões e negociações com clientes e convida a fazer shopping em boutiques exclusivas.

Novo, no pavilhão 10: Blue Tech
O mercado do equipamento da boot continua a tirar proveito da tendência de investir na retenção do valor dos barcos e dos iates. 350 expositores internacionais apresentam, nos pavilhões 10, 11 e 12, tudo o que possa ser necessário e possível para renovar barcos ou torná-los mais confortáveis: electrónica náutica, motores, acessórios, vestuário funcional e equipamentos para marinas.

No pavilhão 10, uma nova área separada de exposição dará uma visão sobre os sistemas de accionamento com eficácia de energia. Sob o título “Blue Tech Innovation Center” trata-se da possibilidade de equipar barcos a motor com motores eléctricos e híbridos ou de alimentá-los com energia solar.  

De novo, no programa encontra-se o Refit Center, no pavilhão 11, que teve um início de sucesso o ano passado e que traz aos visitantes da boot informações e possibilidades de orientação em redor do tema sustentação e aumento do valor de barcos. O centro da questão é onde nós próprios podemos ajudar e quando faz mais sentido ou até seja necessário encarregar uma entidade profissional.


Pavilhão do mergulho encontra-se esgotado
Há boas notícias do pavilhão 3 para os mergulhadores. Após três anos de limitações, o Egipto publicita, de novo, férias para o mergulho. Apesar da situação política continuar instável nos mais importantes destinos para o mergulho, o Egipto participa na boot com um stand colectivo oficial de 240m2. Além das Filipinas, da Indonésia e da Turquia recomendam-se também, pela primeira vez, a ilha Fuerteventura, a Grécia e a Jordânia, dentro do enquadramento de participações colectivas como destino para o mergulho.

Desportos aquáticos trendy com novos expositores
Nos pavilhões 1 e 2, setenta expositores oriundos da indústria e do comércio apresentam as novidades no sector dos desportos trendy, tais como wakeboarding, SUP (stand-up paddling), kiting e surf e oferecem a oportunidade de arranjar o equipamento para a próxima estação.

Estreia do Cruise Pavilion: Descobrir o mundo em cruzeiros.
Descobrir o mundo em cruzeiros, em ligação com o descanso, a diversão e o entretenimento, torna-se cada vez mais popular – com pessoas de todas as idades. A boot pega também agora nesta evolução e convida os passageiros de cruzeiros para o novo Cruise Pavilion, no pavilhão 14. A TUI apresenta aí, em 300 metros quadrados de área de exposição, os barcos e as rotas que as empresas de navegação oferecem sob a égide da mesma. As marcações podem ser feitas directamente no local, no Booking Center da TUI.

De qualquer maneira, é válido que o mercado de viagens marítimas da boot Düsseldorf proporcione um sem número de inspirações e de ideias para férias à beira da água ou a bordo de um “barco de aluguer”. Quer se trate da Croácia, de Portugal ou da Turquia, das Baleares ou das Ilhas Canárias, das águas interiores do Este da Alemanha ou da vizinha Holanda: 300 empresas internacionais de charter, agentes de viagens e associações de turismo levam os visitantes da feira para os mundos internacionais de lazer e de viagens para velejadores e pilotos de barcos a motor.
Ponto de encontro para o grande grupo de fãs da canoagem e para os que gostariam de juntar-se a ele, é constituído pelo World of Paddling, no pavilhão 13. Aí encontramos tudo o que seja necessário para a prática do desporto aquático: barcos, um curso de água para experimentar o paddling e gente que sabe como se faz. 13 expositores apresentam canoas e equipamento para cada fim e cada zona e estão disponíveis com ajuda e conselhos.

Novas ofertas de informação
Com temperaturas de inverno no exterior é possível afinar-se para os prazeres de veraneio do desporto náutico. Vinte mundos de aventura e de temas esperam os visitantes, desde o Beach World, até ao Centro de Vela, entre eles cinco centros de acção com piscinas interiores, tanques de mergulho, rios e ribeiras artificiais. Quase cada tipo de desporto aquático pode ser experimentado: vela, mergulho, SUP surfing, wakeboarding, canoagem e pesca.
Às mostras especiais, que indicam o caminho para os diferentes tipos de desportos aquáticos, junta-se, no próximo ano, no pavilhão 14, mesmo ao lado da boot, um stand colectivo das escolas de vela e de desporto aquático da Renânia do Norte Vestfália. Quem tenha gostado da experiência por baixo das máquinas de vento sobre o lago artificial pode informar-se exactamente como e onde se pode aprender a fazer vela de maneira segura e qualificada.
O mundo temático „Desporto aquático móvel”, no pavilhão 10, terá uma nova denominação e um novo conceito. Chamar-se-á, a partir da boot 2015, Motorboot Center (centro de barcos a motor), e irá oferecer dicas para a entrada neste tipo de desporto com informações sobre barcos-15HP, que podem ser navegados sem carta de condução, além de transmitir conhecimentos de base sobre a técnica a bordo, acessórios e motores. Uma mostra com diferentes tipos de barcos, que podem ser equipados com motores de 15 HP, apresenta toda a envergadura deste desporto.  
A boot Düsseldorf 2015 está aberta para os visitantes de 17 a 25 de Janeiro, diariamente das 10 às 18 horas. Mais informações, bem como cartões de ingresso através do Internet-Portal www.boot.de com o Ticket-Shop. Os cartões podem ser impressos directamente após a compra e servem de passe para os transportes públicos colectivos da região Rhein-Ruhr VRR, (nível D,  Region Süd).

 

Lomac