barra-nautica

Novo painel solar TX-14152

tx hpA SunWare, representada em Portugal pela Nautiradar, apresentou na última edição do METS, na Holanda, o painel solar que carrega a bateria mesmo no Inverno. O novo TX-14152 aplica-se nas adriças dos barcos.

A sua montagem é simples e não precisa de ferramentas. Facilmente se orienta a sua posição em relação ao escasso sol de Inverno, otimizando o carregamento da sua bateria.
Basta passar os cabos nos ilhoses superiores do painel e ligá-los às adriças seja da vela grande ou estai real. Como todos os equipamento da Sunware,  o TX-14152 é à prova de vento, chuva e água salgada  e com uma capacidade de carga devidamente testada até 500kg das suas fitas do tipo  cinto e que são cozidas à moldura. Para não bater com o vento o módulo pode ser reforçado com um eixo lateral.

A ligação elétrica é  igualmente simples basta passar os 10 m de cabo por dentro e ligar ao carregador. No Inverno a bateria é carregada e mantida por energia solar. O TX-14152 é suficiente para uma bateria com 400 Ah(12V) de capacidade.
Com este sistema a bateria vai ter um tempo de vida superior pelo que o investimento feito com o TX-14152 tem um retorno rápido.


Características
Dim. 750.0 x275.0 x  5.0 mm
36 Células de silício cristalino
17,0 Wp
10 m de cabo com ligação patenteada SureSeal
1kg de peso
3 Anos de garantia

Mais informações em www.nautiradar.pt