barra-nautica

 

akzonobel

Radiobaliza da McMurdo aumenta segurança no mar

smartfind hpA Epirb da McMurdo Smartfind Plus G5 ajuda no salvamento de três marinheiros, ao largo da costa  da Carolina do Norte, quando o mastro  e todo o aparelho  do   catamarã de 11m  Cata-Tonic de Jon Rodnon, desabou no convés e que  resultou na perda da antena de rádio de VHF.

Jon Rodnon não perdeu tempo e ativou a EPIRB da McMurdo que tinha alugado na Fundação sem fins lucrativos BoatUS, para fazer esta viagem.
De acordo com a BoatUS após alguns minutos da sua ativação, a EPIRB McMurdo deu o sinal de alarme para a guarda costeira dos Estados Unidos. Em 45 minutos chegaram ao local para assistir a tripulação do Cata-Tonic  e cortar o emaranhado provocado pela queda do mastro, aparelho e velas. Após esta situação resolvida, o motor do  catamarã  foi ligado e pode regressar ao porto para reparações.
Quando em terra Jon Rodnon afirmou que foi salvo pela EPIRB da McMurdo e que é sem dúvida o item mais importante para ter a bordo quando se navega ao largo.
Este programa de aluguer em vigor desde 2007 é uma ideia promovida pela  Fundação BoatUS. Pode saber mais em: http://www.boatus.org/epirb/
Esta EPIRB da McMurdo Smartfind G5 é uma radiobaliza de localização por satélite em 406MHz e 121.5MHz, mas com GPS interno de 12 canais. Alerta global pelos satélites COSPAS-SARSAT de órbita polar e pelos satélites GEOSAR de órbita geostacionária.
Smartfind Plus G5 GPS integra um GPS multicanal de elevado desempenho que permite uma precisão na localização num raio de 62 m, o que aumenta as possibilidades de sucesso numa situação de emergência.


Características Gerais:
• Compacta e elegante de ativação manual.
• Autonomia mínima de 48 horas após ativação.
• Luz localizadora de LED de alto brilho intermitente.
•Frequência também em 121.5MHz para rádio localização pelas aeronaves e outras embarcações de busca e salvamento.
• Selftest incorporado para ensaio de funcionamento e diagnóstico.
• Programação com protocolo MMSI ou de Série.
• Fornecida completa com suporte de montagem em antepara.
A bateria tem um mínimo de 48 horas de operação com uma vida útil de 6 anos.
Quando adquirida  pode optar pela versão completa com contentor de ativação automática e com disparador hidrostático, tem aprovação SOLAS.

A McMurdo é comercializada em Portugal pela Nautiradar.


 

 

Lomac