barra-nautica

 

akzonobel

Testes de mar para novos Honda BF100 e BF80 em Barcos Capelli

capeli hpDois novos motores Honda, o BF100 e o BF80 foram testados nos dias 9 e 10 de Abril, na Baía de Cascais, montados em dois modelos Capelli, o semi-rígido Tempest 530 e o Freedom 16, num ensaio que mostrou o elevado poder de aceleração dos motores Honda e um bom desempenho dos cascos dos Capelli, que tiveram que enfrentar um mar com alguma agitação.

O Convite para a apresentação e os testes, dos novos motores Honda BF100 e BF80, partiu da empresa GROW, Produtos de Força Portugal, novo distribuidor dos Produtos de Força Honda (Agro-Jardim e Marine).
A PortiNauta, empresa do Grupo Angel Pilot, importador em exclusivo para Portugal do estaleiro italiano Capelli, apresentou para os testes dois modelos deste construtor, o semi-rígidoTempest 530 e o Capelli Freedom 16, um barco em fibra.
Motores Honda BF100 e BF80
Os motores Honda BF100 e BF80 vêm reforçar a gama Honda de motores fora-de-borda com novos modelos que cumprem e excedem as normas ambientais em vigor, incorporando as mais fiáveis tecnologias, mundialmente comprovadas e também as mais recentes, com as quais oferecem óptimos níveis de performance com os mais baixos consumos.
Ambos os motores exibem baixo peso e apresentam um design compacto e elegante, retirando o máximo proveito das diversas tecnologias exclusivas e avançadas que têm sido introduzidas nos motores da Honda.
Ambos os motores são de 4 cilindros em linha, com 16 válvulas SOHC e 1.496 cm3 de cilindrada. No BF100 foi instalado o sistema VTEC.
As principais tecnologias introduzidas são:
BLAST, binário aumentado a baixa rotação é uma revolucionária e exclusiva tecnologia da Honda que ajusta a relação ar/combustível e o ponto de ignição para aumentar a potência e o binário do motor. Isto resulta numa explosiva aceleração, de forma a obter rápida planagem do casco da embarcação.
ECOmo é outra importante tecnologia, de economia controlada do motor que faz o controlo de combustão pobre, patenteada pela Honda. Recorre a sensores para monitorizar a relação ar/combustível em modo de velocidade de cruzeiro, ajustando-a de forma a obter uma óptima economia de combustível.
VTEC que foi Introduzido no BF100, é o controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas, que equipou os carros de Fórmula 1. Oferece performance óptima em toda a gama de funcionamento, com a potência controlada só quando esta for necessária.
Trolling Control é uma nova tecnologia que agora incorpora estes dois motores, o controlo de rotação para pesca ao corrico
Ligação NMEA 2000 foi aplicada nos dois motores ficando totalmente compatíveis com as normas NMEA 2000®, simplificando a ligação a outros dispositivos compatíveis com esta norma.

Capelli Tempest 530, um semi-rígido muito completo
O Capelli Tempest 530 é uma embarcação que faz parte de uma das gamas de semi-rígidos mais vendidas em Portugal, pela qualidade dos materiais, design Italiano, e uma construção com atenção a todos os detalhes.
È uma embarcação muito prática, com dimensões adequadas para múltiplas utilizações, pois é fácil de transportar e colocar na água.
O Capelli Tempest 530 é um modelo simples, ideal para as férias e para passar dias inteiros no mar com os amigos ou com a família, graças ao seu layout cuidadosamente estudado.
Em virtude do equipamento que incorpora, este modelo pode ser muito eficiente no apoio à pesca submarina ou pesca embarcada, bem como para o mergulho e a prática dos desportos aquáticos, como o ski
Os flutuadores são em Neoprene-hypalon, para mais resistência aos raios UV e maior durabilidade.
O Interior com fácil circulação
No Capelli Tempest 530 a consola de condução está encostada a estibordo, deixando uma ampla passagem lateral a bombordo.
O modelo testado no preço inclui Sonda, Radio e GPS.
O interior foi estudado para optimizar a habitabilidade dos espaços e oferecer diferentes opções de utilização.
A consola integra um banco estofado à frente. A zona da proa pode ser inteiramente ocupada por um solário.
Arrumação com ampla capacidade
O Capelli Tempest 530, mantém a preocupação do estaleiro de possibilitar grande capacidade de arrumar os equipamentos e a palamenta.

No teste o Tempest 530 atingiu elevadas performances
Na baía de Cascais no dia do teste o mar estava ligeiramente agitado com vento fraco mas de Sueste. Deste modo, dentro da baía não havia qualquer zona abrigada.
Quando não se encontra um plano de água calmo, os testes de velocidade ficam prejudicados porque, por vezes, não se consegue acelerar até ao máximo. Foi o que aconteceu no teste do Capelli Tempest 530 equipado com o novo Honda BF100. Pois, por razões de segurança, não conseguimos passar das 5.200 rpm, enquanto as especificações do motor indicam o regime recomendado das 5.500 rpm às 6.300 rpm.
Mesmo assim, quando atingimos as 5.200 rpm, com duas pessoas a bordo, já íamos nos 34 nós.
Com este motor e em águas calmas o Tempest 530 atingirá facilmente os 38 nós.
No teste de arranque, o sistema BLASt do motor, com grande aceleração, colocou o barco a planar em 1,60 segundos. Quase instantâneo.
Verificámos que a velocidade de cruzeiro económica, graças ao sistema ECOmo do motor, foi de 24 nós às 4.000 rpm.
A navegar contra o mar, o Tempest 530 permitiu com segurança e conforto navegar a 20/22 nós às 3.800 rpm.
Em conclusão, salientamos que pode ser uma combinação perfeita o Capelli Tempest 530 com o Honda BF100
Preço barco/motor s/IVA A partir de 22.123,00 € (nclui Sonda, Radio e GPS)
O Capelli Freedom 16 é um barco pequeno, com todas as vantagens dos grandes
Este modelo Capelli é a mais pequeno da linha Freedom, uma gama de embarcações criada com base em três características: Liberdade, leveza e divertimento.
O estaleiro Italiano conseguiu concentrar em apenas 4,90m de comprimento, um layout muito completo e espaçoso, que torna esta embarcação perfeita para passeios em família e o desempenho nas atividades aquáticas, mesmo para a prática de desportos náuticos, como Ski ou Wakeboard.
O Layout Capelli
O Freedom 16 mantém as linhas de layout da marca Capelli, para oferecer uma fácil utilização de todo o equipamento e boa acomodação, para sete pessoas, um número pouco habitual, numa embarcação com estas dimensões.
Grande capacidade de arrumação
Como em todas as embarcações Capelli, o Freedom 16 tem vários espaços de arrumação, que asseguram uma enorme capacidade, ao contrário do que acontece com as embarcações desta categoria.

No teste, graças ao casco Capelli, o Feedom 16 teve bom desempenho
Com apenas 4,90 metros de comprimento, o Freedom 16 tinha no dia do teste, um adversário difícil, as condições do mar na baía de Cascais, com o vento de Sueste fraco, mas a provocar agitação na água.
Em virtude disso, os testes de velocidade máxima e aceleração não podiam ser feitos com segurança.
Com o sistema BLAST a funcionar, no motor Honda BF80, no arranque, o Freedom 16 em 1,80 segundos já planava, mostrando também que o casco descola bem da água.
Quando acelerámos para a velocidade máxima, atingimos 29 nós e ficámos por aí, ainda com um bom pedaço do comando do acelerador por fazer. Com a água mais calma e com as rotações à volta dos 5800 rpm é provável que o barco atinja os 33/34 nós.
O Freedom 16 é um barco para diversão e adequado aos desportos aquáticos. Tem um casco com um V profundo e robaletes salientes, por isso, agarra-se com segurança na água e com este motor puxará bem um ou dois esquiadores.
Para concluir, salientamos que o conjunto Capelli Freedom 16 e o motor Honda BF80, constituem uma boa associação que permite atingir prestações de alto nível.

Preço barco/motor s/IVA A partir de 17.909,27 € (inclui o depósito de combustível incorporado)


GROW Produtos de Força Portugal Telefone: 219 155 300
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  www.honda.pt
Porti Nauta Grupo Angel Pilot Telm: 91 799 98 70
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   www.angelpilot.com

 

(O texto completo e as fotos destes testes estão publicados no Notícias do Mar nº 328)

 

Lomac