barra-nautica

 

akzonobel

Troféu Milaneza: Campeonato regional de Cruzeiros ORC

img milaneza hpCom organização do Clube de Vela Atlântico e apoio do Grupo Cerealis, realizou-se o Troféu Milaneza de Cruzeiros que foi campeonato regional da classe ORC.

Foi um fim-de-semana e tanto com condições climatéricas de excelência que ajudaram a Comissão de Regatas a proporcionar quatro provas que agradaram a todos.

No primeiro dia realizaram-se duas regatas, com percurso Barlavento / Sotavento com o vento, do quadrante Noroeste, a soprar com 8 a 10 nós na primeira regata e com 12 nós na segunda regata. No segundo dia a Comissão de Regatas decidiu esperar que o vento Leste caísse e entrasse o noroeste, o que motivou uma espera de uma hora em relação à hora prevista para o início, mas valeu bem a pena. As condições foram uma vez mais excelentes com 10 nós na primeira regata e 12 a 14 nós na segunda, ambas com percurso Barlavento / Sotavento.

Ao vencer três das quatro Regatas o “Faro Fino 2000 / MBA Atlântico”  de Tiago Morais sagrou-se o vencedor da Classe ORC. Em excelente “plano” esteve o “Plano B” de Nuno Amado com uma vitória, na regata 3 e mais dois segundos e um terceiro lugares a alcançar o título de vice-campeão.
Luta acesa pelo terceiro lugar entre o “Palhas. d’aço” de Paulo Palha, o “ Milaneza” de Rui Amorim e o “Winedeck” de António Pires de Lima que entraram para a regata final com uma diferença pontual de apenas dois pontos entre eles e por isso com tudo em aberto. Ao obter um segundo na última regata o “Palhas d’aço” alcançou o bronze, com o “ Milaneza” em quarto lugar e o “Winedeck” a ficar em quinto.

A Classe Open teve emoção até ao fim com regatas sempre muito disputadas e três vencedores diferentes das quatro regatas realizadas. O “Alizema” de António Vianez, sempre mais regular nos lugares da frente, venceu a classificação geral seguido do “Quebramar” de Hugo Freitas e do “Maximvs” de Jorge Leite da Cunha.

 

Quadro de Honra
Classe ORC
1º FaroFino / MBA Atlântico – Tiago Morais – Bbdouro
2º Plano B  - Nuno Amado – Clube de Vela Atlântico
3º Palhas d’aço – Paulo Palha – Clube de Vela Atlântico

 

Classe OPEN
1º Alizema – António Vianez – Clube de Vela Atlântico
2º Quebramar – Hugo Freitas – Bbdouro
3º Maximvs – Jorge Leite da Cunha – Clube Naval Povoense

 

Lomac