barra-nautica

Teste Capelli Tempest 1000WA com 2xYamaha F300BETX: Pequeno Cruzeiro 4x4 do Mar de Altas Performances

f4-tempest1000wa hpEquipado com dois motores Yamaha de 300 HP, o Capelli Tempest 1000 WA que testámos no passado dia 19 de Dezembro em Portimão, mostrou possuir um excepcional casco de mar, robusto e confortável, para permitir o pequeno cruzeiro em deslocações longas e rápidas.


O estaleiro italiano Capelli, que tem como importador exclusivo para Portugal Angel Pilot, estava representado pelo próprio Umberto Capelli, que pilotou o Tempest 1000 enquanto o fotografávamos.
Considerado um dos mais prestigiados estaleiros italianos na construção de embarcações semi-rígidas, os barcos 4x4 do mar, Capelli constroi 35 modelos até aos 13,10 metros de comprimento, que constituem quatro linhas, Top, Tender, Work e Easy.
A linha Top foi criada para satisfazer um consumidor exigente que pretende uma embarcação robusta, bem equipada, apresentando excelentes acabamentos e seja muito polivalente como barco de recreio que pode ser utilizado com segurança e com a maior comodidade nos passeios familiares, a pesca desportiva, o mergulho e outros desportos aquáticos.
Para garantir a maior polivalência na sua utilização o estaleiro incorpora em todas as embarcações, uma grande variedade de equipamentos standard e opcionais.
O topo de gama desta linha é o T44, um novo modelo com 13,70 metros de comprimento, com cabina, quarto de banho, cozinha, amplos solários e uma zona de convívio com bar no poço.

 

Capelli Tempest 1000WA 
O Tempest 1000WA, com 10,60 metros de comprimento, foi desenhado como se fosse um barco em fibra com os tubos acoplados à volta. É por isso uma embarcação inafundável e com a máxima segurança e estabilidade, conferida pela sua característica de semi-rígido. Salientam-se neste barco três àreas no exterior, amplas e muito bem equipadas: o posto de comando, o solário à frente e a zona de convívio no poço.
Para permitir o pequeno cruzeiro, a consola do posto de comando é do tipo walkaround, para facilitar a passagem para frente e oferecer também uma cabina com um bom pé direito e equipada para um casal dormir nos fins-de-semana e nas férias.  
O casco é em V profundo e tem os robaletes muito salientes, para agarrar bem na água e não deslizar lateralmente, especialmente nas curvas.
Os tubos são construidos em Neoprene-Hypalon Orca com 1670 dtex e são colados tanto por frora ao casco, como por dentro à coberta. Esta característica de construção confere grande solidez à embarcação e elimina qualquer vibração dos tubos atrás, com o barco em andamento.
O posto de comando é a zona mais nobre do barco, toda ela concebida com enorme ergonomia. O pára-brisas é alto e lançado para trás, tem uma forma elegante e protege bem o piloto do vento com o barco em andamento. Os comandos, os instrumentos e a electrónica estão montados em planos e espaços diferenciados, facilitando ao piloto a sua leitura e o acesso. O piloto dispõe de um confortável banco duplo, com duas posições de condução sentado, com apoio de pés, ou em pé encostado. A porta em acrílico para a cabina está a bombordo e abre deslizando atrás do painel dos instrumentos.
A cabina tem uma sala/quarto com uma cama em V à frente junto da qual se pode montar uma mesa em teca. O quarto de banho está completo com lavatório, duche e wc marítimo. A cabina está equipada com uma cozinha, dispondo de fogão, lava-loiças e frigorífico. Para entradas de luz e arejamento, existem escotilhas laterais e no tecto.  
Todo o espaço à frente do posto de comando é um enorme solário. Ao centro existe uma almofada que se levanta para se poder abrir a escotilha que está no tecto da cabina. Também se deve salientar que este solário tem um amplo encosto, fixado na frente na consola.
O poço apresenta um espaço de convívio muito amplo e bem equipado. Com os bancos estofados dispostos em U pode levar uma mesa de piquenique ao meio. Para apoiar com segurança quem vai sentado atrás, foram fixados lateralmente corrimãos em aço inox. Como a passagem para a popa é por bombordo o corrimão serve também de apoio.
O Tempest 1000WA tem um arco de radar em fibra montado à popa, no qual está fixado um toldo.
À popa, a bombordo, existe um duche de água doce com a capacidade de 70 litros e junto do qual fica a escada de banhos.
Este modelo estava ainda equipado com os seguintes opcionais: GPS Garmin 4008 Touchscreen, rádio, direcção assistida, direcção hidráulica, guincho eléctrico (700W) e tanque de combustível de 500 litros.

 

Motor Yamaha F300BETX
Este motor pertence à nova geração dos Yamaha de alta cilindrada, incorporando as melhores tecnologias desenvolvidas pelos engenheiros da marca. Construídos com novos materiais mais leves e resistentes, baseados nas tecnologias espaciais, para serem motores mais leves e económicos, atingindo melhores performances. São motores compactos com um desempenho de grande eficiência e elevada potência.
O Yamaha F300BETX tem 4.169 cm3 de cilindrada, V6 a 60º, dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) e 24 válvulas.
Através de processos inovadores, os cilindros foram construídos com uma nova tecnologia, por um processo de fusão de plasma nas paredes do cilindro, ficando 60% mais resistentes do que o aço, oferecendo menor peso, menos fricção e melhor arrefecimento.
A Yamaha conseguiu ainda reduzir mais o peso do motor, utilizando também dentro dos cilindros camisas mais finas e resistentes fundidas em plasma em vez das convencionais camisas em aço. Devido a isto, as paredes dos cilindros são texturizadas, permitem mais área para os pistons e estes movem-se mais livremente produzindo menos atrito.
Entre entras tecnologias de ponta da Yamaha, o F300 conjuga dois sistemas, o EFI, injecção electrónica de combustível, e o sistema VTC, afinação de árvore de cames variável que aumenta o binário a baixa e média rotação e com os quais consegue um desempenho mais ecológico e suave, a máxima eficiência de combustível e um arranque muito rápido.
Este motor tem o sistema electrónico de acelerador e engrenagem “drive-by-wire”com o controlo das rpm. As funções deste sistema são lidas num display que mostra todos os manómetros digitais em rede. Também se podem ajustar as rpm em segmentos de 50 rpm, entre as 600 e as 1.000 rpm, para manter velocidades lentas e usar igualmente na pesca ao corrico.
O motor incorpora também o sistema anti roubo YCOP, exclusivo Yamaha de segurança e imobilizador, de comando à mão.

 

O Tempest 1000 WA mostrou grande segurança e excelente desempenho a alta velocidade
O mar à saída da barra de Portimão estava um pouco agitado, excelente para efectuarmos o teste a uma embarcação com estas características e equipada com dois motores Yamaha com 300 HP cada um. 
Logo no arranque, a potência dos motores mostrou o seu elevado poder e o barco disparou.
Em apenas 1,92 segundos o Tempest 1000WA estava a planar. Também no teste de aceleração até às 5.000 rpm, os poderosos Yamaha mostraram a sua força e o barco, com o peso de 2.900 Kg, facilidade em descolar da água, pois em 6,9 segundos atingimos 37 nós.
Um barco equipado com esta motorização é para andar, quando necessário e possível, em altas velocidades. Vimos então, quando acelerámos ao máximo, até às 5.800 rpm, que o barco se mantinha sempre direito, bem apoiado nos tubos atrás e galgando a ondulação sem bater, graças ao tipo de casco, atingir a velocidade de 48,5 nós, com toda a segurança para os quatro ocupantes.
Apesar do casco ser em V muito profundo, agarrando bem a água, no teste de velocidade mínima a planar, os tubos neste tipo de barcos funcionam como se fossem flaps e ajudam também a planar. Devido a isso, com apenas 2.000 rpm o barco mantinha-se a planar a 9,9 nós.
No mar, uma velocidade económica de cruzeiro, depende das condições em que estiver a água e da distância da viagem. No dia do teste, mantivemos uma velocidade de cruzeiro de 25 nós com apenas 3.200 rpm. Excelente para se poupar no consumo.
No desempenho a navegar, consideramos que o Tempest 1000WA mostrou bem as características de robustez como é construído e a grande vantagem de possuir um casco em V profundo, pois corta a água sem bater e quando cai na onda, penetra com suavidade na água, proporcionando deste modo confortáveis viagens.
Também, conjugando as características do casco com os apoios laterais que os tubos dão, quando curvámos em velocidade em curvas apertadas a 26 nós às 3.500 rpm, o barco adornou um pouco e manteve-se sempre muito seguro e agarrado à água.
O piloto vai numa excelente e confortável posição de condução, podendo escolher fazê-lo em pé ou sentado em duas posições, uma mais em baixo e outra mais elevado. Como a direção é assistida e hidráulica não se faz qualquer esforço na condução e nas manobras, respondendo o barco prontamente ao comando.
Verificámos igualmente que o casco deflete muito bem a água, tanto a navegar direito como a curvar, pois nunca salpicou água para dentro e o interior no final do teste estava seco.
Concluímos que o Tempest 1000WA, equipado com os dois Yamaha F300BETX, é uma óptima proposta do estaleiro Capelli para quem pretenda um barco extremamente seguro e confortável, para fazer viagens ou longos passeios com muitos amigos, pois a lotação dá até 18 pessoas, ou também com muita comodidade, fazer fins-de-semana e férias náuticas.
Uma das vantagens dos motores muito potentes salientou-se neste barco, pois conseguiu-se uma boa velocidade económica de cruzeiro com poucas rotações.

 

 

 

Características Técnicas

Comprimento

10,60 m

Boca

3,35 m

Peso

2.900 Kg

Flutuadores Neoprene/Hypalon Orca

1670 dtex

Lotação

18

Potência Máxima

2x300 HP

Motores 2xYamaha

F300 BTEX

Preço barco/motores s/ IVA

139.900 €

 

 
Importador Exclusivo / Distribuidor
Angel Pilot – Urbanização do Pateiro Lt. 2, Ponte Charuto – Pateiro 8400-654 Parchal
 Tel.: 282 343 086 Telm: 91 915 03 74 www.angelpilot.com
Yamaha motor Portugal – Rua Alfredo da Silva, nº 10 – 2610-016 Alfragide
Tel.: 21 47 22 100 Fax: 21 47 22 199 www.yamaha-motor.pt

 

  

Performances

Tempo de planar

1,91 seg.

Aceleração até 5.000 rpm

37 nós 6,9 Seg.

Velocidade máxima até 5.800 rpm

48,5 nós  

Velocidade de cruzeiro às 3.200 rpm

25 nós

Velocidade mínima a planar 2.000 rpm

9,9 nós

2.500 rpm

15 nós

3.000 rpm

22,5 nós

3.500 rpm

28 nós

4.000 rpm

31,5 nós

4.500 rpm

36 nós

5.000 rpm

41 nós

5.500 rpm

45 nós

5.800 rpm

48,5 nós