akzonobel

Trabalhos de estabilização das Arribas da Praia da Consolação

planta hpAs Arribas da praia da Consolação vão ser alvo de uma intervenção de estabilização promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente que será iniciada até ao final do mês de julho, prevendo-se a sua conclusão até ao fim do ano de 2014.

Esta obra vem responder a uma já antiga pretensão da população que permanentemente alertou para a necessidade desta intervenção bem como da Câmara Municipal de Peniche que, de uma forma sistemática e persistente, foi atuando junto das diversas entidades responsáveis pela gestão nosso litoral no sentido de garantir a sua efetiva concretização.
A empreitada, adjudicada à empresa Tecnasol - FGE – Fundações e Geotecnia, S.A. pelo montante de 600.000,01 euros acrescidos de IVA (738.000,01 euros), estende-se ao longo de cerca de 800 metros de costa, desde o lado norte do Promontório da Consolação até à zona do Carreiro da Freira. A fiscalização da empreitada foi adjudicada à Proman – Centro de Estudos e Projetos, S.A., sendo coordenada pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
A obra, destinada a estabilizar a arriba e a evitar futuras derrocadas, prevê a execução de trabalhos de remoção de blocos instáveis e a respetiva consolidação com betão de enchimento.
O projeto prevê ainda a reconstrução da escada de acesso à praia e do respetivo muro, bem como a colocação de redes de proteção para impedir o desmoronamento de blocos rochosos.
Nas zonas onde existem edificações, como o Forte da Consolação e num trecho em que existem habitações na crista da arriba, será aplicado betão projetado, reforçado com redes eletro-soldadas e pregagens. No troço adjacente à escada de acesso à praia serão colocadas redes de alta resistência.
Prevê-se ainda a reconstrução do muro do lado oeste do forte, a proteção da base da arriba com a colocação de blocos, a construção de infraestruturas de drenagem pluvial na arriba junto ao forte, o revestimento vegetal da arriba, para minimizar o risco de erosão, e a colocação de sinalização de aviso e vedações.
A 16 de julho realizou-se uma reunião pública de esclarecimento na sede do Sporting Clube da Estrada, organizada conjuntamente pelo Município de Peniche,pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., pelo empreiteiro (Tecnasol), e pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia. O objetivo desta sessão foi divulgar a intervenção junto da população e tentar minimizar os seus impactos, considerando que parte da sua execução vai decorrer durante a época balnear. É fundamental que esta obra seja realizada antes do final do ano de modo a ser comparticipada pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional. Devido a este imperativo a obra vai ser executada por fases e começará por alguns troços que condicionarão parcialmente a utilização da Praia da Consolação Sul. A partir da segunda semana de setembro o acesso à Praia da Consolação Sul será totalmente interditado. Esta obra implicará alguns sacrifícios para os moradores e utilizadores da praia mas constitui também uma oportunidade para uma futura reabilitação do Forte da Consolação.

 

Lomac