akzonobel

“Lisbon Atlantic Conference” nos dias 4 e 5 de Dezembro

No Centro de Congressos de Lisboa, vai realizar-se nos dias 4 e 5 de Dezembro, a Conferência do Atlântico 2013 - “Crescimento Azul do Atântico”, organizada pelo Ministério da Agricultura e do Mar e a Cidade de Lisboa.

Esta conferência tem o apoio de três associações empresariais portuguesas, Fórum Empresarial para a Economia do Mar, Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia.
Portugal foi um dos primeiros países Europeus a adotar uma Estratégia Nacional para os Oceanos e tem uma das maiores Zona Económica Exclusiva onde a maior parte da sua área é mar aberto e profundo.
Em virtude disso, associámo-nos aos esforços da Comissão Europeia para a implementação do Plano de Ação para a Estratégia Marítima na área do Atlântico, e Lisboa foi há dois anos a Capital do Atlântico, onde a Estratégia Marítima da UE para a área do Atlântico foi anunciada.
Agora, a segunda “Lisbon Atlantic Conference” que se vai realizar, irá fornecer aos participantes o conhecimento dos progressos alcançados pelos programas desenvolvidos desde então e sobretudo, identificar oportunidades futuras no quadro da UE e as Estratégias Nacionais para o Mar e os respetivos Planos de Ação, com o objetivo de alcançar um crescimento inteligente, sustentável, e inclusivo no Oceano Atlântico e nas suas zonas costeiras.
Estes incluem o alinhamento necessário entre a UE, os Estados-Membros e os seus planos de ação regional e local, e a preparação dos futuros Programas Operacionais dos Estados-Membros e os Programas de Cooperação Territorial da UE, no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2014-2020, e mais além, assegurando que as necessidades de investigação e inovação para o crescimento azul são bem aplicadas, por exemplo, aos desafios societais relacionados com o Horizon 2020.
Esta Conferência tem também por objetivo ter uma configuração que reúna os Estados-Membros da UE e os Estados Vizinhos do Atlântico dos continentes Americano e Africano.

 

Lomac