CM Sines promove 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”

sines filmeA Câmara Municipal de Sines promove a 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, sobre o problema do lixo marinho, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho. O objetivo desta iniciativa é dar aos alunos uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos.

Programa de aceleração de startups ligadas à bioeconomia azul

blueA Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciam a abertura das candidaturas ao Programa de Aceleração Blue Bio Value - edição 2020. Os candidatos podem submeter os seus projetos até ao próximo dia 15 de julho.

Draga recolhe Lixo do leito do rio Sado

1 lixosDurante as operações de dragagem inerentes ao Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, e no âmbito da componente de sustentabilidade ambiental do mesmo, estão a ser recolhidas quantidades significativas de resíduos que se encontram depositados no leito do rio Sado, nomeadamente plásticos, nylons e borrachas.

Investigação portuguesa sobre mamíferos marinhos em debate

golfinhoA 1ª edição do Encontro sobre Mamíferos Marinhos (EMMA 2019) realiza-se a 15 de novembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). O encontro tem por objetivo reunir a comunidade científica e empresarial que trabalha com mamíferos marinhos em Portugal.

Lamas vermelhas podem despoluir águas tóxicas

lamaAs lamas vermelhas resultam da produção de alumina, a matéria-prima principal na produção de alumínio, e, ao longo dos últimos anos, têm provocado inúmeros acidentes ambientais. Na Universidade de Aveiro (UA) uma equipa de investigadores conseguiu transformar as lamas em esferas porosas capazes de limpar metais tóxicos de águas poluídas.

Seminário sobre a Débil Saúde dos Oceanos

debilO Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai promover um Seminário Sobre a Débil Saúde dos Oceanos, o Plástico, Mas Não Só, que se realiza no dia 12 de Dezembro às 17 horas na sua sede na Travessa São João da Praça, nº 21 em Lisboa, com entrada gratuita.

Descobertos corais profundos ao largo da Ribeira Brava II

1 madeiraNo passado dia 5 de julho, o ROV Luso da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, fez o seu primeiro mergulho a sul da Ilha da Madeira. Após 1h e 30 m de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2000 m de profundidade, ao largo da Ribeira Brava.

Candidaturas abertas ao prémio “ocean tribute” 2019

boot logo hpA boot Düsseldorf, uma das maiores feiras de náutica de recreio e desportos náuticos, que decorre em Düsseldorf, na Alemanha, anunciou que já estão abertas as candidaturas ao prémio “ocean tribute” 2019, que se destina a galardoar projetos relacionados com a proteção dos oceanos.

No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio

1 artesA exposição No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio ao público. Resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.