akzonobel

Estudo revela dados relevantes para o futuro da conservação do atum rabilho do Atlântico

54 atumOs esforços de conservação para o atum rabilho, um recurso de alto valor no mercado, apontam para um futuro mais otimista e promissor para a espécie. No entanto, conhecimentos adicionais sobre a biologia desta espécie icônica são essenciais para estabelecer planos de gestão eficientes e sustentáveis que antecipem possíveis alterações na abundância e/ou distribuição.

9 milhões de euros para reduzir a captura acidental de megafauna marinha

54 faunamarA Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra um projeto internacional que tem como principal objetivo reduzir a captura acidental de megafauna marinha. O “REDUCE - Reducing bycatch of threatened megafauna in the east central Atlantic” acaba de ser financiado pelo programa Horizonte Europa com aproximadamente 9 milhões de euros.

Investigadora da Ciências ULisboa distinguida pelo Conselho Europeu de Investigação

52 investiO Conselho Europeu de Investigação (ERC), atribuiu bolsa de arranque, no valor de 1,499,819.00 euros, a Catarina Frazão Santos, investigadora e docente no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e investigadora integrada no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), pelo seu projeto “Planeamento do Uso Sustentável do Oceano na Antártida num contexto de Alterações Ambientais Globais (PLAnT)”.

Prémio Mário Ruivo galardoa filmes que destacam a importância do Oceano

00002 marioruivoEstá de regresso o Prémio Mário Ruivo — Gerações Oceânicas!
3.ª Edição do Prémio Mário Ruivo galardoa filmes que destacam a importância do Oceano, com prémios de 2.000 Euros. Jovens (14-21 anos) têm até 31 de Julho para concorrer!

Correntes Oceânicas Influenciam a Diversidade Genética das Florestas de Mangal

00001 oceanicasmangaisEstudo liderado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) revela que as correntes oceânicas desempenham um papel crucial na regulação da diversidade genética das florestas de mangal à escala global, além das alterações climáticas e dos impactos humanos. Essa descoberta tem implicações significativas para a conservação desses ecossistemas vitais.

Festival de cinema dedicado aos oceanos e à sua proteção

45 cinemaO oceano voltou ao grande ecrã com a 6ª edição do Scianema - Festival de Cinema, Sensibilização, Oceanos e Conservação, uma mostra de filmes dedicada ao mar e aos desafios que este enfrenta.

Homem Ataca Polvo

44 polvoBem sei que aquilo que seria um título decente era precisamente o oposto: polvo ataca homem! Vocês pelam-se por tragédias!...

ANP|WWF e Finerge inauguram projeto de restauro ecológico na Ribeira do Sinhel

43 alvaresA ANP|WWF apresentou no dia 30 de março o seu novo projeto – Restaurar Alvares – que visa a proteção da Ribeira do Sinhel e da sua biodiversidade, através de intervenções de melhoria na zona da ribeira e ao nível da vegetação. O projeto conta com o apoio da Finerge e tem a duração de três anos.

Aquário Vasco da Gama Comemora 125 Anos

41 vascoNo âmbito do seu aniversário de 125 anos em 2023 o Aquário Vasco da Gama lança várias iniciativas para assinalar a sua longa existência de contribuição na preservação e educação do nosso meio de água doce, salgada e salobra, da sua fuana e flora.

 

Lomac