Descobertos corais profundos ao largo da Ribeira Brava II

1 madeiraNo passado dia 5 de julho, o ROV Luso da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, fez o seu primeiro mergulho a sul da Ilha da Madeira. Após 1h e 30 m de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2000 m de profundidade, ao largo da Ribeira Brava.

Candidaturas abertas ao prémio “ocean tribute” 2019

boot logo hpA boot Düsseldorf, uma das maiores feiras de náutica de recreio e desportos náuticos, que decorre em Düsseldorf, na Alemanha, anunciou que já estão abertas as candidaturas ao prémio “ocean tribute” 2019, que se destina a galardoar projetos relacionados com a proteção dos oceanos.

No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio

1 artesA exposição No Fundo Portugal é Mar abre dia 9 de maio ao público. Resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.

Portugal participa em projeto europeu de conservação da enguia

1 enguiaUm grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), que integram o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental participa no SUDOANG, que visa, nos próximos três anos, criar ferramentas para a conservação e recuperação da enguia-europeia (Anguilla anguilla) - em perigo de extinção.

Primeiro Congresso de Biologia Marinha, uma ponte entre mares

1 euoA Comissão Organizadora convida todos os interessados a participar no Primeiro Congresso de Biologia Marinha dos Países de Expressão Portuguesa - Uma Ponte entre Mares, a realizar na Universidade do Algarve, Faro, Portugal, de 24 a 26 Janeiro de 2018.

Líderes mundiais reunidos em Nova Iorque no Dia Mundial dos Oceanos

1 gorgorianTiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul, assinalou a importância da primeira grande conferência das Nações Unidas dedicada aos Oceanos.

O mar como recurso fundamental para a aposta nas energias renováveis

1 conf1 hpÉ tempo de Portugal trabalhar em conjunto na implementação da Estratégia para o mar porque temos todas as condições para ser um exemplo nesta área, nomeadamente a matéria-prima mais importante, as pessoas. E porque temos compromissos para cumprir, lembrou a Ministra do Mar Ana Paula Vitorino na Conferência “Energias Renováveis Oceânicas: uma Estratégia Industrial e Exportadora” que teve lugarno passado dia 7 de Março na Gare Marítima de Alcântara.

ACTION Forecast plataforma das condições da Atmosfera e do Mar

forecast hpEmpresa portuguesa cria plataforma online inovadora de disponibilização global de condições da atmosfera e do mar em mapas visualmente apelativas. 

16 histórias inspiradas pelo “Mar Português”

voxemar hpJá começou a maior conversa sobre o “Mar Português” pela mão do Oceanário de Lisboa e da Shift Thinkers.