“Asfixia” dos oceanos causa impacto negativo nos organismos marinhos

agua fundoA redução de oxigénio nos oceanos é o fator com mais impacto negativo nos organismos marinhos. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, liderado por membros do Laboratório Marítimo da Guia (LMG) do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), polo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).

Investigadores dizem que polvos deslocam peixes com um "murro"

polvoUm grupo de investigadores do Laboratório Marítimo da Guia do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), polo da Ciências ULisboa e do Max Planck Institute of Animal Behavior relatam vários eventos de diferentes polvos (Octopus cyanea) deslocando peixes com um “soco” ou “murro”, isto é, um movimento explosivo e direto com um braço.

Investigadoras portuguesas na fronteira da exploração do mar profundo

anahilarioDepois de Marte, é, provavelmente, o mais enigmático local que a Humanidade não pisou: o mar profundo. Simbolicamente batizado de Challenger 150, em alusão ao ponto mais profundo do planeta (o Challenger Deep), um novo programa com cientistas de todo o mundo propõe trazer à superfície o conhecimento que ainda se esconde nas profundezas dos oceano.

Relatório fala em perda "dramática" de biodiversidade na Europa

mar 3 hpA Europa falhou por uma longa margem os objetivos de biodiversidade definidos para 2020, segundo um novo relatório da Agência Ambiental Europeia. Só uma ação concertada em várias frentes poderá travar perdas ainda maiores na natureza, pelo que as próximas decisões políticas podem ser cruciais para inverter a tendência.

"Mar a última fronteira" a votos Prémio do Público de Melhor Documentário no ART &TUR 2020

1 premioOs amantes do mar podem agora eleger o documentário "Mar a última fronteira" o vencedor do Prémio do Público de Melhor Documentário no ART &TUR 2020.

ICNF celebra 40 anos com iniciativa de batismo de golfinhos roazes

golfinhosO Porto de Setúbal felicita o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que celebra hoje, dia 1 de outubro, 40 anos. Para assinalar a data promoveu uma visita à Escola Básica nº 5, em Setúbal, com o objetivo do batismo das quatro crias de golfinhos roazes corvineiros nascidas no estuário do Sado entre dezembro de 2019 e setembro de 2020.

CM Sines promove 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”

sines filmeA Câmara Municipal de Sines promove a 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, sobre o problema do lixo marinho, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho. O objetivo desta iniciativa é dar aos alunos uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos.

Programa de aceleração de startups ligadas à bioeconomia azul

blueA Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciam a abertura das candidaturas ao Programa de Aceleração Blue Bio Value - edição 2020. Os candidatos podem submeter os seus projetos até ao próximo dia 15 de julho.

Draga recolhe Lixo do leito do rio Sado

1 lixosDurante as operações de dragagem inerentes ao Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, e no âmbito da componente de sustentabilidade ambiental do mesmo, estão a ser recolhidas quantidades significativas de resíduos que se encontram depositados no leito do rio Sado, nomeadamente plásticos, nylons e borrachas.