barra_surf.jpg

Francisco Lufinha em novo desafio

1 lufinhaFrancisco Lufinha, recordista mundial da maior viagem em kitesurf sem paragens, deu a conhecer o seu novo desafio: ligar os Açores ao continente, numa travessia de mais de 1.500 km, que poderá demorar entre 5 a 10 dias a completar.
O novo desafio será feito em parceria com a também recordista alemã de kitesurf, Anke Brandt, que ligou o Bahrain a Abu Dhabi (489 km em 30 horas) e que este ano se junta para a maior travessia do mundo em dupla de kitesurf alguma vez realizada. Lufinha e Anke irão partilhar milhas em turnos intercalados de oito horas.
Para além dos mais diversos obstáculos (variações de vento, ondas e nuvens), a ligação Açores – Continente requer ainda mais bravura e resiliência por parte dos atletas, uma vez que, por exemplo, em caso de necessidade de salvamento e dada a grande distância de terra, um navio poderá demorar entre 1 a 2 dias a assegurar o resgate. 
A acompanhar Lufinha e Anke desde a largada até à chegada ao continente, vai estar um barco de apoio (à vela e amigo do ambiente) com um médico, um fisioterapeuta, quatro skippers, um fotógrafo e um repórter de imagem.

Mar em Português em debate nos Jerónimos