barra-vela.jpg

Limpeza voluntária de lixo no Portinho da Arrábida

1 arrabidaNo próximo Sábado dia 30 de setembro o Clube da Arrábida vai promover a 7ª acção de limpeza no Portinho da Arrábida.
A melhor serra de lixo da Europa! Foi o galardão que ficou por atribuir este ano à Arrábida, cenário paradisíaco visitado diariamente por milhares de turistas que vêm ver entre outras praias o Portinho da Arrábida uma das sete maravilhas naturais de Portugal e Galapinhos considerada a melhor praia da Europa. 
Durante o verão que agora acabou, em parte devido à atribuição do galardão de melhor praia da Europa a Galapinhos, registou-se uma afluência sem paralelo de veraneantes à Serra da Arrábida o que resultou num trânsito verdadeiramente anárquico em todos os acessos e num aumento inimaginável de lixo espalhado por toda a região. A brutal falta de civismo de quem visita esta área protegida é uma das principais causas para as toneladas de lixo que ficam por apanhar todos os anos nos mesmos locais e que entre outros problemas contribuem significativamente para o aumento da população de javalis na serra. Sem a intervenção de ações voluntárias de limpeza no final de cada verão grande parte deste lixo acaba por ir parar ao mar após as primeiras chuvas de Outono tornando-se numa das principais ameaças para a biodiversidade do Parque Marinho Luís Saldanha onde entre outras espécies habitam os tão acarinhados e emblemáticos roazes do Sado. 
O Clube da Arrábida associação de moradores, utentes e comerciantes do Portinho da Arrábida realiza na manhã do próximo Sábado dia 30 de setembro entre as 9 e as 13 horas, a 7º acção anual de limpeza voluntária de lixo nos acessos, miradouros, parques de estacionamento, falésias, floresta e praias da zona do Portinho da Arrábida. O Clube da Arrábida espera retirar várias toneladas de lixo, entre garrafas, latas, plásticos, embalagens diversas, e beatas de toda esta área. Apoiam esta acção o Parque Natural da Arrábida, Secil, Amarsul, Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Câmara Municipal de Setúbal e ainda das organizações Oceans Alive e Feel4Planet. 
Os voluntários interessados em colaborar nesta acção deverão contactar o Clube da Arrábida através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Mais informações em: https://www.facebook.com/events/1894297460834210/. Local de encontro: Bar Mafalda, estrada do Portinho da Arrábida às 9 horas de Sábado 30 de Setembro.
 

Mar em Português em debate nos Jerónimos