barra-outros.jpg

 

akzonobel

Troféu Milaneza contou com 15 embarcações

mila hpRealizou-se nos dias 24 e 25 de Setembro o Troféu Milaneza – Campeonato Regional de Cruzeiros, que atribuiu o título de Campeão Regional de ORC. A organização deste evento pertenceu ao Clube de Vela Atlântico e teve o apoio do grupo Cerealis.
Este ano o Campeonato contou com 15 embarcações e com cerca de 80 participantes. Destas 15 embarcações 3 participaram na classe ORC e 12 na classe Open. 
No primeiro dia de competição realizaram-se duas regatas, no percurso barlavento-sotavento. Neste dia o vento soprava de Sudoeste com cerca de 7 nós de intensidade. Estas condições permitiram um dia agradável para competir, com o vento a apresentar uma intensidade média-baixa. A visibilidade era boa e em ambas as regatas os barcos largaram à hora estipulada.
Na classe ORC a primeira regata do dia foi vencida pelo Wine Deck de José Carlos Pestana de Vasconcelos, ficando para segundo lugar o Milaneza de Rui Amorim e em terceiro o Plano B de Nuno Amado. Já na segunda regata, o vencedor foi o Milaneza, seguido do Plano B e deixando para a terceira posição o Wine Deck.
Na classe Open a vitória da primeira regata pertenceu ao Academia de Vela do YCP de Jorge Pedrosa, ficando o Bretoa de António Pires de Lima em segundo e o SB20 Se... Tal… Ones de Vasco Talone em terceiro lugar. Na segunda regata o Bretoa conseguiu a vitória, o Academia de Vela do YCP em segundo e o Se… Tal… Ones em terceiro.
No segundo dia de competição foram também feitas duas regatas no mesmo percurso do dia anterior. Para este dia o vento aumentou de intensidade, subindo par os 10 nós na primeira regata e para os 15 na segunda, e virou de direção para Noroeste, permitindo aos participantes uma melhoria significativa nas condições para a prática da vela.
Na classe ORC o Plano B não tinha condições para participar pelo que a disputa pelo título regional foi entre o Milaneza e o Wine Deck. Desta feita, o Wine Deck assumiu a liderança na primeira regata, mas na segunda o Milaneza foi mais forte e conseguiu a vitória e consequentemente o título de Campeão Regional de ORC.

 

Lomac

 

Mercury