barra-nautica.jpg

Campeonato do Mundo e da Europa de Freeride – Jetski e Motas de Água

freeride hpA 2ª etapa do Campeonato do Mundo de Freeride da IFWA – International Freeride Watercraft Association disputa-se em Portugal na Praia Grande, nos dias 22, 23 e 24 de Maio, numa organização da PJSBA – Portuguese Jet Sports Boating Association e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.
Num paddock envolvido pelo romântico cenário deste concelho que é Património Mundial da Unesco, os melhores do Mundo desta modalidade vão desafiar a força das ondas da Praia Grande com manobras radicais que desafiam as leis da gravidade.
“É uma oportunidade fantástica para o desporto motorizado em Portugal. Esta prova, pela sua espectacularidade, consegue cativar mesmo aqueles que não são adeptos das corridas de Motas de Água e JetSki. É também um evento que atrai público de todas as idades” diz Luis Fragoso, representante da IFWA em Portugal.
O Freeride é uma categoria radical do Jetski que mistura o surf com manobras aéreas e utiliza as ondas como rampa. A potência das máquinas não é o mais importante, pois nesta modalidade o que sobressai é a habilidade e a criatividade dos pilotos que são avaliados por um júri que classifica as performances exibidas num sistema semelhante ao Surf.
Carlos Truta, da Organização espera “a presença de cerca de 50 pilotos oriundos da Europa, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, etc. que garantirão um espectáculo que o público não vai esquecer.”
A etapa nacional será pontuável para o Campeonato do Mundo e apurará o Campeão da Europa.

Mar em Português em debate nos Jerónimos